ROSHNI MARIANA DE MATEUS – 18/12/2020

Nome do(a) aluno(a): ROSHNI MARIANA DE MATEUS

Título da dissertação: As estratégias de disseminação das publicações do Inep relativas ao monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação: contribuições para o seu aprimoramento

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Gilmar José dos Santos

Membros da banca: Prof(a). Dr(a). Maria Cristina Drumond e Castro e Prof(a). Dr(a). Paulo Lourenço Domingues Jr

Data: 18/12/2020

Local: por webconferência, conforme Resolução nº 001/2020-CSPP

Horário: 16h

RESUMO:

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir qual a contribuição dos conteúdos produzidos e publicados pelo Inep para a formulação de ações visando ao cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Os objetivos definidos para este estudo foram descrever o contexto histórico de desenvolvimento do PNE e a importância de seu monitoramento, por meio das publicações do Inep, como fonte de informação para o possível cumprimento das metas; compreender, a partir da opinião de atores e instituições envolvidos na formulação e avaliação de políticas públicas em educação, quais as fontes de dados e informações utilizam para essa formulação e avaliação e analisar, também a partir da opinião desse atores e instituições, o grau de conhecimento sobre as publicações do Inep referentes às metas do PNE e a opinião acerca dessas publicações. Para tanto, foram utilizados como procedimentos metodológicos observação participante assistemática, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e Survey.

Palavras-chave: Plano Nacional de Educação; avaliação de políticas públicas; indicadores em políticas públicas. publicação científica.