MARIA MARTINS SILVA SANTOS – 23/10/2020

Nome do(a) aluno(a): MARIA MARTINS SILVA SANTOS

Título da dissertação: Práticas gestoras influenciadoras de trajetórias estudantis no contexto de uma escola Estadual de Educação Profissional do Ceará

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Luiz Flávio Neubert

Membros da banca: Prof(a). Dr(a). Eduardo Magrone e Prof(a). Dr(a). Luciana da Silva de Oliveira

Data: 23/10/2020

Local: por webconferência, conforme Resolução nº 001/2020-CSPP

Horário: 14h

RESUMO: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Esse caso de gestão foi desenvolvido na Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Bernadete em Milagres – Ceará. As escolas profissionais do Ceará fazem parte de um conjunto de programas e políticas de articulação entre ensino médio e educação profissional desenvolvidas no Brasil desde a promulgação da LDB de 1996 que possibilitam uma formação profissional a partir do aprofundamento de conhecimentos e habilidades para o progresso no trabalho e continuidade do aprendizado formal. Essa política tem influenciado trajetórias estudantis e se materializado nos resultados de aprovações em cursos superiores e inserção produtiva no mercado de trabalho. Dessa forma, o caso versará sobre: quais elementos do modelo de escola profissionalizante podem influenciar o sucesso educacional (acadêmico ou produtivo) de estudantes egressos e em que esse modelo pode ajudar no aprimoramento do modelo tradicional de escola pública? O objetivo geral visa identificar os elementos produtores do sucesso escolar (acadêmico e produtivo) no modelo de escola profissionalizante do Ceará e propor ações que possam ser replicadas a outras escolas públicas. Assim, o estudo descreve ações de preparação para ingresso no ensino superior e mercado de trabalho em âmbito nacional, estadual e da gestão escolar; descreve o perfil do estudante ingresso da escola estabelecendo uma análise com elementos extraescolares; analisa a percepção de diferentes sujeitos sobre quais fatores têm contribuído para o aumento da aprovação dos egressos em cursos superiores e redução dos índices de inserção no mercado de trabalho; e propõe um plano de ação educacional para problemas diagnosticados no decorrer da pesquisa e que possa fortalecer práticas a ser replicadas a instituições escolares. Os atores envolvidos no caso são estudantes egressos, discentes, gestor de rede, gestores escolares e docentes. A justificativa profissional deu-se pela atuação da pesquisadora na coordenação escolar no acompanhamento de ações de incentivo ao ensino superior e mercado de trabalho. Para tanto, realizou-se uma consulta documental em questionários socioeconômicos de estudantes ingressos na escola e uma pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada. Após análise dos dados foram catalogados os principais achados que apontavam para a construção de ações propositivas, as quais foram sistematizadas no PAE.

Palavras-chave: Trajetórias estudantis. Ensino Profissionalizante. Práticas de gestão. Egresso. Ensino superior. Mercado de trabalho.