BRUNA RANGEL DOS SANTOS – 24/01/2020

Nome do(a) aluno(a): BRUNA RANGEL DOS SANTOS

Título da dissertação: ANÁLISE DAS VARIÁVEIS REFERENTES AO CONTEXTO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR HUMBERTO SANCHES, QUE INFLUENCIAM EM SEU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DO PROEB EM MATEMÁTICA

Orientador(a):  Prof. Dr. Clécio da Silva Ferreira

Membros da banca: Prof. Dr. Tufi Machado Soares e Profa. Dra. Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de Carvalho

Data: 24/01/2020

Local: CAEd – Dom Orione

Horário: 14h

RESUMO: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado discute algumas possíveis causas do baixo índice de desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da E. E. Doutor Humberto Sanches, em São Lourenço/MG, no conteúdo de Matemática nas Avaliações Externas – PROEB. Esse é sustentado pelos resultados das avaliações externas da referida instituição nos últimos anos, em que foi possível identificar que entre os níveis indicados a Escola apresenta aproximadamente 88% de seus alunos entre os níveis baixo e intermediário e apenas 8,9% entre os níveis recomendado e avançado. Por conseguinte, propomos como objetivos: pesquisar e identificar algumas variáveis que têm influenciado no baixo índice de rendimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da referida escola nas avaliações externas do PROEB no conteúdo de Matemática e traçar um plano de ação que permita a professores e alunos uma nova relação com a Matemática e também as demais disciplinas e que proporcione melhores desempenhos nas avaliações externas, usando de modo eficiente os resultados.  Assume-se como hipótese que o contexto em que o aluno está inserido influencia em seu desempenho nas avaliações em larga escala. Para tanto, utilizaremos como metodologia a pesquisa qualitativa, a revisão literária de modelos de regressão multinível correspondentes a variáveis identificadas na escola e em seu entorno – vulnerabilidade social e econômica, alimentação e violência -, e na influência do contexto no comportamento dos alunos. Como instrumento, o estudo bibliográfico e documental, visando à obtenção de índices numéricos correspondentes às variáveis abordadas e a vulnerabilidade do contexto estudado. Como proposta de intervenção, buscar-se-á ações que envolvam a comunidade, gera-sendo nessa o sentimento de pertencimento e identidade com a escola, além de estimular comportamentos participativos e cooperativos. Como referência, serão utilizadas práticas exitosas realizadas nas comunidades de aprendizagem e que possam ser desenvolvidas na escola estudada.

Palavras-chave: Baixo desempenho; PROEB; Influências Intra e extraescolar; Modelos de regressão multinível; Comunidades de Aprendizagem.