WELTON PINTO DE MIRANDA – 18/10/2019

Nome do(a) aluno(a): WELTON PINTO DE MIRANDA­­­­­­

Título da dissertação: EVASÃO E RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO CAMPUS SEDE DA UFJF

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Maria Isabel da Silva Azevedo Alvim

Membros da banca: Prof(a). Dr(a). Liamara Scortegagna e Prof(a). Dr(a). Paulo Lourenço Domingues Junior

Data: 18/10/2019

Local: CAEd – Dom Orione

Horário: 14h

RESUMO: Este estudo de caso investiga as causas da evasão e da retenção no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Campus Sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que podem estar contribuindo para um número reduzido de concluintes em comparação com o número de ingressantes. O período estudado foi desde o ingresso da primeira turma em 2011 até o final de 2017. Com base na Matriz Curricular, percebeu-se que o tempo adequado para a conclusão do curso é de 5 anos (10 períodos). Contudo, observou-se que as turmas que completaram esse tempo – ingressantes de 2011, 2012 e 2013 – apresentaram no final do segundo semestre de 2017 uma taxa de conclusão de curso de 29%, 27% e 15%, respectivamente. Em média, essas turmas tiveram 24% de alunos que concluíram o curso, 31% de evasão e 45% de retenção. Este estudo fez um levantamento e uma análise das taxas de conclusão, evasão e retenção, sobretudo, nos cursos presencias de Ciências Contábeis das Universidades Públicas Federais. Este trabalho tem como questão norteadora: Quais as causas do elevado índice de evasão e de retenção no curso de Ciências Contábeis do Campus Sede da UFJF? A pesquisa tem como objetivo geral:  identificar e analisar os principais fatores que contribuem para o número reduzido de formandos no curso Ciências Contábeis Campus Sede da UFJF. Os objetivos específicos são: (I) descrever o problema da retenção e da evasão no curso de Ciências Contábeis no Campus Sede da UFJF;  (II) analisar as principais causas da retenção e da evasão no curso Ciências Contábeis Campus Sede da UFJF; (III) Propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para tentar reduzir este problema no curso estudado. A metodologia utilizada se divide em duas partes: a primeira é composta pela pesquisa bibliográfica e documental e análise dos dados do censo da educação superior e do SIGA UFJF. A segunda é composta pela análise de dados de dois questionários e entrevistas que foram aplicados. O primeiro questionário foi aplicado para 100 alunos retidos no curso e o segundo foi aplicado para 50 ex-alunos que evadiram. As entrevistas foram feitas com 8 professores que dão aula para o curso estudado. A pesquisa se justifica, uma vez que a Universidade assinou um termo de compromisso com o MEC para reduzir a evasão e aumentar a taxa de conclusão e, para isso, é importante que essas questões sejam estudadas e que seja desenvolvido métodos para monitorar e intervir. Além disso, a retenção e a evasão resultam em prejuízo social e econômico para os estudantes e para sociedade, bem como gastos além do necessário para a Instituição.

Palavras-chave: Ciências Contábeis; Taxa de conclusão; Evasão no ensino superior; Retenção no ensino superior; Reprovação no ensino superior.