EMANUELE CANAFÍSTULA LIMA SOARES – 10/10/2019

Nome do(a) aluno(a): EMANUELE CANAFÍSTULA LIMA SOARES

Título da dissertação: REORGANIZAÇÃO CURRICULAR: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM FORTALEZA – CE

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Rafaela Reis Azevedo de Oliveira

Membros da banca: Prof(a). Dr(a). Luiz Flávio Neubert  e Prof(a). Dr(a). Elias Evangelista Gomes

Data: 10/10/2019

Local: CAEd – Dom Orione

Horário: 14h

RESUMO: O currículo do ensino médio no Ceará tem passado por várias experiências de reorganização. Uma delas, iniciada em 2012, é o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS). Baseado nos Protótipos Curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado (UNESCO, 2011) e nos pressupostos metodológicos do Programa Com.Domínio Digital (CDD), do Instituto Aliança, o Núcleo tem como objetivo incentivar novas práticas pedagógicas na escola, impulsionando o protagonismo juvenil, além de procurar auxiliar na construção do projeto de vida e no fortalecimento das competências socioemocionais dos discentes. A partir de 2016, a disciplina integrou a estrutura do currículo diversificado das escolas de ensino médio em tempo integral (EEMTI) no estado e as quatro escolas que foram objeto de estudo desta pesquisa já haviam migrado ou estavam em processo de migração para o tempo integral quando a pesquisa aconteceu. Dentro desse contexto, essa dissertação teve como objetivo geral analisar como se dá o processo de implementação da proposta curricular da disciplina NTPPS na perspectiva da gestão pedagógica de quatro escolas da SEFOR 3 e elaborar um plano de ação para contribuir na superação dos desafios da implementação dessa disciplina. Para isso, o posicionamento dos sujeitos envolvidos foi essencial. Assim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para ouvir os idealizadores do projeto e a gestão escolar e aplicados questionários para os professores e alunos. A relevância desse estudo tem relação com a necessidade de atribuir um novo significado para o ensino médio. Para análise do caso, tomamos como referencial teórico-metodológico o ciclo de políticas públicas de Bowe e Ball, trabalhados no artigo de Mainardes (2006), a fim de auxiliar na coleta e análise dos dados de implementação do NTPPS. O embasamento teórico sobre educação integral e escolas de tempo integral foi fundamentado em Cavaliere (2002a, 2002b, 2007, 2010), Gadotti (2009) e Moll (2012), além da análise de um trabalho cearense sobre o NTPPS: Nobre (2019). As análises confirmaram fragilidades na implementação do componente: na formação docente; na orientação de pesquisa; no planejamento escolar; no encaminhamento das questões socioemocionais e na infraestrutura. As ações propostas procuram auxiliar na superação desses obstáculos, priorizando o que exequível realizar, tanto na instância escolar, como na estadual.

Palavras-chave: Ensino em tempo integral; Reorganização curricular; Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS).