PAULO ANTÔNIO NOGUEIRA JÚNIOR – 26/07/2019

Nome do(a) aluno(a): PAULO ANTÔNIO NOGUEIRA JÚNIOR

Título da dissertação: A UTILIZAÇÃO DO SIGE ESCOLA E DA SALA DE SITUAÇÃO NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE DADOS PELAS EQUIPES GESTORAS DAS ESCOLAS DA CREDE 14 NO CEARÁ

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Edna Rezende Silveira de Alcântara

Membros da banca: Prof(a). Dr(a). Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo e Prof(a). Dr(a). Wagner Silveira Rezende

Data: 26/07/2019

Local: CAEd – Centro

Horário: 14h

RESUMO: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo desse caso de gestão foi analisar de que maneiras as equipes gestoras das escolas da CREDE 14 podem se apropriar dos dados que são fornecidos pelo SIGE Escola e Sala de Situação, principalmente no que se refere ao rendimento e à frequência dos estudantes, para tomarem decisões baseadas em dados. As metodologias empregadas no decorrer de toda a pesquisa foram: o estudo de caso; o trabalho com documentos oficiais e informações disponibilizadas pela SEDUC, CREDE 14 e escolas; a pesquisa bibliográfica sobre os eixos temáticos explorados neste trabalho; a realização de grupos focais com alguns membros das equipes gestoras das escolas; e a aplicação de questionário eletrônico com todos os gestores escolares. Os resultados das análises conduzidas mostraram que as equipes gestoras necessitam de orientações mais precisas para utilizar aqueles sistemas de informação para gestão educacional e para se apropriarem dos dados disponibilizados neles para tomarem decisões. Sobre os dados, foram apontadas fragilidades nos sistemas que põem em dúvida a confiabilidade dos mesmos. Também se percebeu que na maior parte dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas inexistem roteiros com ações a serem desenvolvidas com relação ao rendimento e à frequência dos estudantes e que ainda é frágil o envolvimento dos membros da comunidade escolar nas tomadas de decisões. Diante desse cenário e no intuito de fortalecer uma cultura de tomada de decisão baseada em dados dentro das escolas, foi construído um Plano de Ação Educacional (PAE) que apresenta às equipes gestoras: dois roteiros de ações reflexivas com orientações para que as escolas se apropriem dos dados de rendimento escolar e da frequência dos estudantes, disponibilizados pelos sistemas de informação, principalmente a Sala de Situação, ajudando-lhes na tomada de decisão; e quatro roteiros complementares com foco na organização estratégica da escola para registro e coleta de dados, na formação de gestores e professores para utilização dos sistemas de informação para gestão educacional e na orientação desses agentes para tomadas de decisão baseadas em dados.

Palavras-chave: Sistemas de Informação para Gestão Educacional; Apropriação de dados; Tomada de Decisão Baseada em Dados.