VANDA DO NASCIMENTO DE OLIVEIRA – 26/07/2019

Nome do(a) aluno(a): VANDA DO NASCIMENTO DE OLIVEIRA

Título da dissertação: A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NA UFJF: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO ESTUDO DE TRÊS LABORATÓRIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Frederico Braida Rodrigues de Paula

Membros da banca: Prof(a). Dr(a). Antonio Ferreira Colchete Filho e Prof(a). Dr(a). Fúlvio Natercio Feiber

Data: 26/07/2019

Local: CAEd – Dom Orione

Horário: 14h

RESUMO: A presente pesquisa de mestrado é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este estudo pretendeu discutir a realidade ocupacional quanto à aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e suas consequências sobre a saúde e segurança dos trabalhadores da Faculdade de Engenharia (FEng), a partir do estudo de três laboratórios. Para tanto, realizou-se investigação sobre possíveis fatores que contribuem para ineficácia das compras desses itens de segurança. Diante dessa perspectiva, chegou-se à questão norteadora da pesquisa: como o setor de segurança do trabalho pode auxiliar na aquisição dos EPIs nos três laboratórios investigados visando, desse modo, a prevenção dos riscos de acidentes e doenças no trabalho? O objetivo geral deste estudo é analisar o atual processo de compras de EPIs, visando propor um plano de ação que o aprimore. Já os objetivos específicos englobam: (1) Descrever os aspectos legais que envolvem a aquisição de EPI, bem como apresentar as diferenças entre a iniciativa privada e a administração pública que impactam as ações de promoção à saúde e segurança do trabalho; (2) Analisar qual a percepção dos trabalhadores sobre a segurança do trabalho e identificar suas principais dificuldades; (3) Analisar os problemas que interferem na compra dos EPIs e (4) Propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para superar os entraves no processo de compra e que aperfeiçoe a atuação da GSET. A metodologia desta pesquisa se caracteriza como qualitativa utilizando-se como instrumento a aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturado. Constatou-se, a partir dos levantamentos, que as possíveis causas primárias para a ineficiência do processo de aquisição de EPI envolvem questões das esferas financeiras, técnicas e de comunicação institucional. Em vista dos resultados encontrados e considerando a realidade atual da UFJF, foi proposto um PAE que aprimore o processo de compras de EPIs e aperfeiçoe a atuação da GSET.

Palavras-chave: Equipamento de Proteção Individual; Segurança do Trabalho no Serviço Público; Aquisição de Equipamento de Proteção Individual.