DANTE RODRIGUES DOS SANTOS – 23/07/2019

Nome do(a) aluno(a): DANTE RODRIGUES DOS SANTOS

Título da dissertação: A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DO CAMPUS GOVERNADOR VALADARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Roberto Perobelli de Oliveira

Membros da banca: Prof(a). Dr(a). Frederico Braida Rodrigues de Paula e Prof(a). Dr(a). Andréa Antolini Grijó

Data: 23/07/2019

Local: CAEd – Dom Orione

Horário: 14h

RESUMO: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação  Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discute a importância da extensão universitária como elemento de divulgação do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Inaugurada em 2012, a UFJF-GV ainda não possui uma sede própria adequada para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas, e suas ações estão pulverizadas em imóveis situados em diferentes regiões do município. Tal realidade compromete o reconhecimento e percepção da sociedade sobre a própria existência do campus e dificulta a resposta para uma simples pergunta: “Onde fica a UFJF-GV”? A partir da minha experiência profissional enquanto jornalista do setor de Comunicação, Cultura e Eventos (CCE) da UFJF-GV, foi possível identificar que, apesar desta realidade, a extensão universitária é extremamente atuante no campus. Porém, as inúmeras ações desenvolvidas não tiveram a devida divulgação. Fato que inviabiliza o reconhecimento destas e caracteriza o desperdício de oportunidades de divulgação da própria UFJF-GV. Como resultado deste estudo, criamos alternativas para superar as barreiras que comprometem esta divulgação e propusemos um planejamento que promova a construção da identidade da instituição para o público interno e externo, por meio da valorização dos trabalhos de extensão. Como objetivos específicos, buscamos: descrever o cenário de extensão na UFJF-GV, identificar as principais dificuldades no processo de captação das informações e divulgação destas; analisar os gargalos que comprometem a divulgação das ações de extensão na UFJF-GV; examinar a  estrutura do CCE, com o objetivo de esquematizar os dispositivos de divulgação existentes ou e as causas que inviabilizam uma política de divulgação mais consistente; e propor ações que contribuam para o melhor desempenho do CCE, e, como consequência, facilitem a comunicação e valorização das ações de extensão da UFJF-GV. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e, para coleta dos dados necessários, recorremos aos instrumentos de pesquisa diário de campo e entrevistas com coordenadores de ações de extensão do campus avançado e representantes do Comitê Gestor do Fórum Popular de Extensão de GV e do CCE mediante a utilização de roteiro semiestruturado.

Palavras-chave: Universidade Federal de Juiz de Fora; Extensão Universitária; Comunicação Pública; Imagem Institucional.