RONALDO MARTINS BORGES – 30/01/2019

Nome do(a) aluno(a): RONALDO MARTINS BORGES

Título da dissertação: A APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS DO SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO (SIMAVE) NO ENSINO MÉDIO:  DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA GESTÃO COLABORATIVA

Orientador(a):  Profa. Dra. Rosângela Veiga Júlio Ferreira

Membros da banca: Profa. Dra.  Daniela Motta de Oliveira, Profa. Dra. Alesandra Maia Lima Alves e Profa. Dra. Priscila Fernandes Sant’Anna.

Data: 30/01/2019

Local: CAEd – Dom Orione

Horário: 13h

RESUMO
Esta dissertação, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), discute desafios da implementação de uma gestão pedagógica, tendo como referência o papel ocupado pelo planejamento nos anos finais do ensino fundamental. Para tratar do tema da gestão do currículo elencamos como lócus de pesquisa uma escola da rede pública mineira e como corpus ações pedagógicas mapeadas a partir do levantamento de evidências sobre como o planejamento pedagógico vem sendo efetivado na escola. Nesse sentido, os procedimentos de pesquisa qualitativa englobam análise documental, pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários e entrevistas com professores e especialistas. Nossa hipótese é a de que uma gestão pedagógica pautada na gestão do currículo pode contribuir para minimizar lacunas do processo de formação dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental, mobilizando professores a pensarem sobre o conteúdo como meio para a formação de um pensamento sobre as diferentes áreas do conhecimento. Partindo do pressuposto que a falta de planejamento ou o planejamento pedagógico ineficiente tendem a interferir no sucesso escolar dos alunos e na construção do currículo definimos como questão de pesquisa investigar se e como acontece o planejamento pedagógico. Estabelecemos como objetivos específicos: i) contextualizar o tema do planejamento como meio para traçar um caminho para a pesquisa, descrevendo evidências do caso de gestão da escola investigada; ii) compreender como a equipe pedagógica compreende o papel do planejamento no ambiente escolar, investigando o papel da especialista em educação na condução e acompanhamento do planejamento pedagógico; iii) propor um plano de ação entendendo as especificidades das diferentes áreas do conhecimento e abertos às lacunas apontadas pelos sujeitos da pesquisa para a implementação de uma gestão pedagógica e do currículo. No decorrer da análise dos dados, pode-se registrar desafios que a escola investigada precisa enfrentar relacionados às questões de planejamento pedagógico e à reestruturação do currículo. O Plano de Ação Educacional apresentado, ao final desse estudo, propõe ações que promovam a gestão pedagógica e do currículo através da implantação do planejamento pedagógico articulado.

Palavras-chave: Planejamento; Anos Finais do Ensino Fundamental; Gestão Pedagógica; Gestão do Currículo.