DÉBORA MORAES GONÇALVES – 19/12/2018

Nome do(a) aluno(a): DÉBORA MORAES GONÇALVES
Título da dissertação: A gestão de informações dos programas de monitoria e treinamento profissional da Universidade Federal de Juiz de Fora
Orientador(a): Prof. Dr. Gilmar José dos Santos
Membros da banca: Dra. Maria Cristina Drumond e Castro e Dra. Michelle Gonçalves Rodrigues
Data: 19/12/2018
Local: CAEd – Dom Orione
Horário: 13:30h

RESUMO

Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu o gerenciamento das informações dos programas de monitoria e treinamento profissional, vinculados à Coordenação dos Programas de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFJF). Seu escopo está na caracterização dos principais empecilhos impostos à execução competente dessa função no âmbito da Prograd, apresentando-se por intermédio do seguinte problema de pesquisa: Quais as necessidades e demandas dos atores envolvidos nos programas de treinamento profissional e monitoria da Prograd/UFJF, relacionadas à gestão das informações dessas modalidades de bolsas? O objetivo geral definido para esta proposta de dissertação foi o de identificar as necessidades e demandas dos atores envolvidos nos programas de treinamento profissional e monitoria, no que diz respeito à gestão de informações dessas modalidades de bolsas. Para os fins desta dissertação, entendem-se como atores os orientadores de projetos, os bolsistas e os servidores técnico-administrativos em educação da Prograd.
Palavras-chave: Treinamento Profissional; Monitoria; Informações; Sistema Integrado de Gestão (SIG); Necessidades; Demandas.