RENATO PEREIRA ARAÚJO – 04/09/2018

Nome da aluno(a): RENATO PEREIRA ARAÚJO
Título da dissertação: A CENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: O CASO DO CAMPUS GOVERNADOR VALADARES DA UFJF
Orientador(a): Prof. Dr.    Marcus Vinícius David
Membros da banca: Dr. Marcos Tanure Sanábio e Dr. Paulo Lourenço Domingues Junior
Data: 04/09/2018
Local: CAEd – Dom Orione
Horário: 14h

RESUMO

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado estabeleceu uma reflexão sobre as relações intercampina Universidade Federal de Juiz de Fora, verificando os impactos que a centralização administrativa no campus sede causam ao campus de Governador Valadares. A partir dessa situação na gestão da UFJF, surgiu a seguinte pergunta do presente estudo: Oferecer maior descentralização administrativa irá tornar os serviços administrativos mais ágeis, potencializando as relações administrativas? Para responder a esta questão, a presente pesquisa foi realizada como objetivo geral de analisar as relações administrativas intercampi da Universidade Federal de Juiz de Fora, comparando-as com outras instituições federais de ensino superior, e propor melhorias ao processo de gestão. Já os objetivos específicos são: descrever o processo de implantação do campus de Governador Valadares da UFJF, identificando os principais desafios da gestão administrativa intercampi; analisar o modelo de gestão administrativa intercampi de outras instituições universitárias federais; analisar as normativas sobre descentralização de acessos aos sistemas de gestão financeira e de pessoal da administração pública federal; e, por  fim, propor um Plano de Ação Educacional com o intuito de aprimorar as relações administrativas intercampi e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica. Para tanto, será utilizada como metodologia para o presente estudo de caso a pesquisa de campo do tipo exploratória, de caráter qualitativo. Como instrumentos de pesquisa foramutilizados: observação de campo e questionários. A pesquisa bibliográfica foi baseada nos autores Bresser-Pereira (2008), Moritzetal (2011), Fialho (2005), Meireles (1998) e Sacramento (2015).

Palavras-chave: Descentralização administrativa: Gestão universitária intercampi; Universidademulticampi; Campus Avançado de Governador Valadares da UFJF.