LÉA MARQUES FERNANDES – 31/07/2018

Nome da aluno(a): LÉA MARQUES FERNANDES
Título da dissertação: O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E  COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MARIA MATOS SILVA
Orientador(a): Prof. Dra. Liamara Scortegagna
Membros da banca: Dra. Maria Isabel da Silva Azevedo Alvim e Dra. Janae Gonçalves
Data: 31/07/2018
Local: CAEd – Dom Orione
Horário: 14h

RESUMO

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado discutiu a subutilização dos recursos tecnológicos pelos professores do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Matos Silva. Embora a escola possua equipamentos tecnológicos, estes são pouco utilizados pelos docentes no desenvolvimento do seu trabalho pedagógico O interesse pelo caso estudado se deve ao fato da pesquisadora ser gestora da escola. Nesse sentido foi realizada uma pesquisa exploratória com os professores que atuam no ensino médio que possibilitou identificar a subutilização dos recursos tecnológicos da escola. Diante disso, surgiu o questionamento: Como os recursos tecnológicos são subutilizados pelos professores do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Matos Silva? A partir desta questão, este trabalho buscou alcançar o objetivo geral: identificar quais as dificuldades dos professores em incorporar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos processos de ensino e aprendizagem. Além da pesquisa exploratória, o trabalho contou uma pesquisa de cunho qualitativo utilizando-se como instrumento para coleta dos dados roda de conversa que ocorreram em dois momentos com professores e supervisor pedagógico que atuam no ensino médio. Nessa perspectiva, a pesquisa procurou problematizar questões como o impacto dos avanços tecnológicos na educação e os desafios para incorporação desses recursos na pratica pedagógica. Com a análise dos dados foi possível identificar os entraves apontados pelos professores para subutilização dos recursos tecnológicos, como infraestrutura tecnológica insuficiente, falta de formação técnica e pedagógica, dificuldade dos alunos em manusear os equipamentos e realizar pesquisa. A partir dos dados produzidos por meio da pesquisa de campo, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE), o qual contém um conjunto de ações que visa contribuir dessa forma para a inserção das TIC nos processos de ensino e aprendizagem, como a formação técnica e pedagógica dos docentes, melhoria na infraestrutura tecnológica da escola, reformulação do Projeto Político pedagógico da escola para inserção de propostas voltadas ao uso das TIC, Implantação de projeto interdisciplinar com o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Informática Educativa; Tecnologias no Ambiente Escolar; Tecnologias na Prática Docente.