IVONE LUIZA DA SILVA NEVES – 25/06/2018

Nome da aluno(a): IVONE LUIZA DA SILVA NEVES
Título da dissertação: Estudo das causas dos problemas mais recorrentes nos processos da aposentadoria da SRE de Caratinga/MG
Orientador(a): Prof. Dr. LOURIVAL BATISTA DE OLIVEIRA JUNIOR
Membros da banca: Dr. VICTOR CLÁUDIO PARADELA FERREIRA  e Dra. MARIA CRISTINA DRUMOND E CASTRO
Data: 25/06/2018
Local: CAEd – Dom Orione
Horário: 10:30h

RESUMO

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir as causas dos problemas mais recorrentes nos processos de aposentadoria analisados e tramitados pela Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, situada no estado Minas Gerais. Para isso, o objetivo geral definido para este estudo é identificar as causas dos problemas recorrentes nos processos de aposentadoria da SRE de Caratinga, desde sua solicitação na escola até a publicação definitiva do ato aposentatório. Os objetivos específicos são: descrever os procedimentos necessários para a concessão da aposentadoria, por meio da análise de documentos do setor e observação de fatos ocorridos no ambiente de trabalho; analisar o caso a partir do referencial teórico e dos dados da pesquisa de campo e, por fim, propor ações que visem à redução dos problemas descritos. Assumimos como hipóteses que a falta de capacitação, o modelo de gestão adotado, a cultura organizacional e o fluxo de informação podem ser fatores que estejam influenciando nos resultados da instituição. A falta de capacitação impossibilita o acesso a novos conhecimentos. Isso pode prejudicar o desempenho da organização, visto que a aprendizagem colabora para que o trabalho seja realizado com eficiência. O modelo de gestão e a cultura organizacional também podem afetar o modo como o trabalho é feito, pois ambos possuem procedimentos de gestão próprios que são reproduzidos na execução das tarefas. Percebe-se, ainda, a ligação entre gestão e cultura organizacional no tratamento da informação, mediante seu gerenciamento. Os fluxos informacionais são organizados a partir de um gerenciamento específico da informação e muitas organizações não sabem lidar com essa situação. A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa, definida por meio da análise de documentos oficiais do governo do Estado de Minas Gerais, aplicação de questionários e entrevistas com roteiro semiestruturado. A análise documental compreende o período de 2013 a 2016. O questionário foi aplicado a 89 (oitenta e nove) funcionários das escolas estaduais e a entrevista foi realizada com 2 (dois) servidores que trabalham na Divisão de Direitos e Vantagens e com a supervisora e diretora desse setor, por serem responsáveis pelo acompanhamento dos processos de aposentadoria da SRE de Caratinga.

Palavras-chave: Aposentadoria; Divisão de Direitos e Vantagens; Gestão de pessoas; Fluxo informacional; Administração pública; Cultura organizacional.