THAÍS QUINTÃO FERREIRA DO VALE – 21/12/2017

Nome da aluno(a): THAÍS QUINTÃO FERREIRA DO VALE
Título da dissertação: A inclusão de servidores com deficiência na Universidade Federal de Juiz de Fora: Diálogos entre princípio da igualdade, ações afirmativas e gestão do conhecimento.
Orientador(a): Prof. Dra. Rosângela Veiga Júlio Ferreira
Membros da banca: Dra. Carolina Alves Magaldi, Dra. Mylene Cristina Santiago e Dra. Sandrelena da Silva Monteiro
Data: 21/12/2017
Local: CAEd – Dom Orione
Horário: 14h

RESUMO

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discute o processo de inclusão das pessoas com deficiência na Universidade Federal de Juiz de Fora. Com foco nos servidores com deficiência que ingressaram na instituição através de ações afirmativas como a reserva de vagas em concurso público, é feita uma análise de como tem se desenvolvido as ações e políticas voltadas para o acolhimento e desenvolvimento profissional desse público na Universidade bem como da gestão de dados e informações relativas a esses servidores. Os objetivos definidos para este estudo são investigar se há uma política de gerenciamento de dados e um dimensionamento deste público na Universidade. Assumimos como hipóteses que a falta de um controle de dados e informações que permitam o dimensionamento do número de servidores com deficiência na UFJF pode inviabilizar e comprometer a criação e o desenvolvimento de políticas de inclusão e de ações afirmativas que visem ao acolhimento, desenvolvimento profissional e bem estar desses indivíduos na Universidade. Entendemos que essas ações são instrumentos de concretização do principio isonômico e da igualdade, na busca por uma sociedade mais justa e igualitária para todos os cidadãos que a compõe. Com base nesse entendimento, o eixo temático da pesquisa trabalha o conceito do Princípio da Isonomia ou da igualdade e o papel das ações afirmativas no processo de inclusão dos servidores com deficiência na UFJF em diálogo com a gestão do conhecimento. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo e como instrumentos a análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas.  De acordo com os dados obtidos em campo, verificamos a ausência de um sistema de informação no qual os dados dos servidores com deficiência possam ser destacados de forma a permitir o acompanhamento da vida funcional desses servidores na instituição e a elaboração de políticas institucionais de inclusão. Podemos perceber que a política de reserva de vagas em concurso público para pessoas com deficiência é observada na Universidade, conforme determinação legal, entretanto ainda é possível observar a necessidade de ajustes e uma melhora na forma como a instituição trabalha com os dados desses servidores para que a Universidade possa desenvolver ações afirmativas e um processo de inclusão mais sólido. Dessa forma apresentamos um plano de ação com medidas que possam viabilizar uma melhora no fluxo de informações desses servidores de forma que haja um compartilhamento desses dados entre os setores e seja possível dimensionar esse público de forma a subsidiar a Diretoria de Relações Afirmativas na analise de demanda das necessidades desses servidores e na elaboração de políticas de inclusão mais efetivas.

Palavras-chave: Inclusão Social; Servidores com deficiência; Ações afirmativas; Gestão do conhecimento; Reserva de Vagas; Políticas Públicas; UFJF.