MAURÍCIO POLICIANO PEREIRA – 22/09/2017

Nome da aluno(a): MAURÍCIO POLICIANO PEREIRA
Título da dissertação: PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE METAS
Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Monteiro Vieira Braga Barone
Membros da banca: Dr. Marcos Tanue sanábio e Dr.  Paulo Rogério Araújo Guimarães
Data: 22/09/2017
Local: CAEd – Dom Orione
Horário: 15h

RESUMO

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O caso de gestão estudado aborda o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROADES), com ênfase na análise dos desafios na construção dos Planos de Metas em cada uma de suas Unidades. O Programa tem como propósito avaliar o desempenho dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) no alcance de metas individuais pactuadas juntamente à sua equipe de trabalho. As metas individuais devem estar relacionadas à participação em projetos e/ou melhorias dos processos das atividades inerentes ao cargo que ocupam, indo ao encontro das metas setoriais e institucionais. O Programa, instituído em 2007, vivenciou seu 7º ciclo no ano de 2016 e, mesmo após nove anos de sua implementação, ainda apresenta desafios por parte dos dirigentes e TAEs na elaboração de metas efetivas. A pactuação das metas é o fio condutor do PROADES, pois é a partir desse momento que as demais fases serão desenvolvidas, o que permitirá a avaliação do mérito quanto ao desempenho de cada servidor TAE no alcance dos resultados almejados. A construção de um Plano de Metas ineficaz compromete as demais fases e a finalidade do Programa, que é promover a melhoria contínua dos serviços públicos prestados e o desenvolvimento pessoal e institucional. Portanto, a pergunta que envolve esta pesquisa é: como a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas pode contribuir para o aprimoramento da construção do Plano de Metas das Unidades de Avaliação? Em busca da resposta deste caso de gestão, apresentamos como objetivos para esta pesquisa: i) a descrição da implementação do PROADES na UFJF para compreender os desafios evidenciados na construção, pelos servidores, de um Plano de Metas efetivo; ii) a análise dos problemas do caso de gestão por meio dos documentos produzidos pela implementação do Programa e da literatura que abrange este tema, assim como de dados coletados por meio da pesquisa de campo; iii) apresentar um Plano de Intervenção que indique soluções que possam contribuir para o saneamento do problema. Como metodologia de pesquisa, realizamos a análise documental, literária, entrevistas com TAEs participantes do 7º ciclo, bem como aplicamos questionários aos TAEs da UFJF. Como referencial teórico, elencamos as contribuições de Lucena, Arellano, Chiavenatto e outros acerca do estudo da avaliação de desempenho.

Palavras-Chave: Avaliação de Desempenho; PROADES; Técnico-administrativo em Educação; Universidade Federal de Juiz de Fora.