MARIA TEREZA GARCIA TEIXEIRA – 14/08/2017

Nome da aluno(a): MARIA TEREZA GARCIA TEIXEIRA
Título da dissertação: FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NO ESTADO DE GOIÁS: o Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública
Orientador(a): Prof. Dra. Beatriz de Basto Teixeira
Membros da banca: Dra. Rafaela Reis Azevedo de Oliveira e Dra. Ana Cristina Prado de Oliveira
Data: 14/08/2017
Local: FACED/ UFJF
Horário: 14h

RESUMO

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Teve como objetivo analisar a proposta curricular de um curso em nível de especialização lato sensu e sua oferta na modalidade a distância, como uma política de formação continuada de gestores escolares. No trabalho, foi descrito o caso específico do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido entre os anos de 2012 e 2013, pela Unidade de Formação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (UFO/ CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com a Secretaria de Educação de Goiás. Os objetivos específicos deste trabalho foram identificar como o referido curso buscou articular teoria e prática em seu currículo; analisar os documentos do curso de forma a compreender sua concepção, pressupostos e implementação e sugerir novos conteúdos, recursos ou atividades que aproximem cada vez mais a formação prática do gestor escolar em cursos de formação continuada oferecidos na modalidade a distância. Para a efetivação dos objetivos, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, por meio de análise de conteúdo dos documentos e materiais didáticos do curso, entrevistas semiestruturadas com a Coordenadora Pedagógica do referido curso e com a Coordenadora de Materiais Didáticos, além de um grupo focal com os Agentes de Suporte Acadêmico que atuaram do início ao fim do curso. A realização deste trabalho foi fundamentada nas pesquisas de diversos autores, como Heloisa Lück, Maria Aglaê Machado, Cássia Fernandes, Ana Maria Hessel e Adriana Bruno. A análise dos dados foi feita a partir do referencial teórico sobre quatro eixos, quais sejam: formação de gestores escolares, relação entre teoria e prática na formação de gestores escolares, metodologia de caso para o ensino e desafios da educação a distância. Destaca-se no trabalho o desenvolvimento de um Plano de Ação Educacional que compreende um conjunto de sugestões com vistas a contribuir com os cursos de especialização destinados aos gestores escolares oferecidos na modalidade a distância pela UFO/ CAEd.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de gestores escolares; Teoria e Prática; Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública.