ALGIZA LOPES E SILVA – 15/12/2016

Nome da aluno(a): ALGIZA LOPES E SILVA
Título da dissertação: GESTÃO DA AVALIAÇÃO NO ESTADO DO AMAZONAS: O PAPEL DO PEDAGOGO E/OU APOIO PEDAGÓGICO NAS APROPRIAÇÕES PEDAGÓGICAS
Orientador(a): Prof. Dra. Rosângela Veiga Júlio Ferreira
Membros da banca: Dr. Fernando Gaudereto Lamas, Dr. Juliano Custódio Sobrinho e Dra. Regina Ferreira Barra
Data: 15/12/2016
Local: CAEd – Dom Orione
Horário: 14h

RESUMO

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão em foco buscou analisar quais os papéis e as atribuições destinadas ao pedagogo e/ou apoio pedagógico na constituição da Resolução nº. 122/2010 em suas práticas diárias no acompanhamento das avaliações internas e externas em três escolas estaduais pertencentes à Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7), na zona norte de Manaus, no estado do Amazonas. Os objetivos definidos para este estudo são o de investigar os sentidos atribuídos pela equipe escolar diante de uma política pública de monitoramento, que foi criada para auxiliar no processo de aprendizagem, além de visualizar como esses profissionais têm se comportado frente aos desafios e práticas diárias, expostas na resolução e nas demandas de trabalho. Para alcançar os objetivos, utilizamos como metodologia o estudo de caso, tendo por base a pesquisa qualitativa. Como procedimentos de pesquisa, utilizamos a aplicação de questionário de escala tipo Lickert aos 14 gestores de escolas de Ensino Fundamental I da CDE 7, para escolha das três escolas que serviram de campo da pesquisa. Usamos também a entrevista semiestruturada com pedagogos, apoios pedagógicos, professores de Matemática e Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental I e com o coordenador adjunto pedagógico desse nível de ensino da CDE 7. O referencial teórico da pesquisa se deu através do diálogo com os trabalhos de Cipriano Luckesi, Heloísa Lück, Hilda Micarello, Jamil Cury, Thelma Polon, entre outros. Os resultados apontaram para um desconhecimento da legislação que rege a avaliação da aprendizagem, para indícios da redução do currículo na tentativa de se adequar o uso das matrizes de referência e para a ausência de capacitação para pedagogos e apoios pedagógicos. Dados esses achados, propomos um Plano de Ação Educacional com estratégias de formação continuada que possam contribuir para práticas efetivas com as quais os profissionais das escolas poderão refletir sobre o uso dos resultados diagnósticos das avaliações internas e externas como mais um instrumento para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos nossos alunos.

Palavras-Chave: Equipe Pedagógica. Avaliação Interna e Externa. Currículo. Matriz de Referência. Professores dos Anos Iniciais.