SUEANNE OLIVEIRA EVANGELISTA – 24/11/2016

Nome da aluno(a): SUEANNE OLIVEIRA EVANGELISTA
Título da dissertação: A RECUPERAÇÃO PARALELA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESAFIOS DA COORDENADORIA ADJUNTA PEDAGÓGICA DA COORDENADORIA DISTRITAL DE EDUCAÇÃO 3/SEDUC AM
Orientador(a): Prof. Dr. ALEXANDRE CHIBEBE NICOLELLA
Membros da banca: Dr. TUFI MACHADO SOARES e Dra. JANE DO CARMO MACHADO
Data: 24/11/2016
Local: CAEd – Dom Orione
Horário: 09h

RESUMO

A presente dissertação tem como objetivo, analisar o suporte oferecido pela Coordenadoria Adjunta Pedagógica de Ensino Fundamental II/ CDE 3, às escolas sob sua responsabilidade, especificamente acerca da recuperação paralela. O interesse pela temática surgiu a partir do monitoramento do rendimento escolar dos alunos, no qual se constatou flutuações nos índices de reprovação nas avaliações internas, principalmente em língua portuguesa e matemática do 7º ano, configurando dificuldades de ensino e aprendizagem desses alunos.  Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada como metodologia a abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso. Os atores investigados na coleta de dados foram os supervisores pedagógicos, gestores, pedagogos, professores de língua portuguesa e matemática, pais e alunos, tendo-se como instrumentos de coleta, entrevistas e questionários. Para dar subsídios teóricos ao estudo, valeu-se dos aportes de Mello (2009), Ribeiro (1991), Quagliato (2000), dentre outros autores que versam sobre a Recuperação Paralela, seus limites e possibilidades de efetivação. Os resultados da pesquisa apontam divergências na concepção de recuperação paralela entre os sujeitos investigados, a falta de sistematização da prática da RP nas escolas, e a fragilidade do suporte oferecido pela CAP EF II/ CDE 3 a esse respeito. Com a finalidade de contribuir para a efetividade da recuperação paralela nas escolas, propôs-se três Planos de Ação Educacional (PAE) que trazem ações consideradas viáveis para execução, nos âmbitos da SEDUC/AM, da CAP EF II/ CDE 3 e das escolas, visando a melhoria da prática da recuperação paralela, e consequentemente, a melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas de EF II da CDE 3.

 Palavras-Chave: Recuperação Paralela. Recuperação de Conteúdo. Recuperação de Nota. Ensino-Aprendizagem. Dificuldade de Aprendizagem. Reprovação.