DANIELA MAGALHAES PEREIRA – 17/08/2015

Nome da aluno(a): Daniela Magalhães Pereira
Título da dissertação: A POLÍTICA DE SELEÇÃO DOS DIRIGENTES ESCOLARES DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES DAS ESCOLAS DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO METROPOLITANA C
Orientador(a): Profa. Dra. Denise Vieira Franco
Membros da banca: Dr. Marcus Vinícius David  e  Flávio César Freitas Vieira
Data: 17/08/2015
Local: CAEd Dom Orione
Horário: 14h

RESUMO

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute a política de seleção dos gestores escolares na rede estadual de ensino, tendo como sujeitos os diretores escolares que atuam na Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C, de Minas Gerais. Os objetivos definidos para este estudo foram a descrição do processo atual de seleção dos gestores, a identificação do que os atuais gestores pensam do processo, a verificação do cumprimento e da conformidade desse em relação à legislação brasileira, e a promoção de discussões sobre possíveis melhorias na seleção, seguidas de proposições de mudanças que atendam aos candidatos a gestores escolares e à comunidade escolar. Para tanto, utilizamos, como metodologia o estudo de caso e as técnicas foram pesquisa bibliográfica e documental, e o instrumento utilizado foi a aplicação de questionário aos diretores das escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C. Diante do estudo, concluiu-se que a capacitação de servidores antes do processo de seleção é uma iniciativa válida por parte da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Frente a isso, o Plano de Ação apresentado consiste em um curso para os servidores interessados em participarem do processo seletivo.

Palavras-chave: Gestão Escolar, Diretores Escolares, Certificação Ocupacional, Seleção de Gestores, Processo de Indicação de Diretor.