MAYLANE MASSACESI – 28/01/2015

Nome da aluna: Maylane Massacesi
Título da dissertação: O BRINCAR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUIZ DE FORA: CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR
Orientador: Prof. Dr. Ricardo de Cristofaro
Membros da banca: Drª. Nubia Aparecida Schaper Santos e Drª. Débora Raquel Alves Barreiros
Data: 28/01/2015
Local: FACC/ UFJF
Horário: 14h

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é verificar se o brincar tem se encontrado presente nas ações docentes em salas de Educação Infantil do município de Juiz de Fora como prevê a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a Educação. A referida Proposta Curricular é o documento que norteia a pesquisa. Assim, visa-se apontar os entraves e desafios enfrentados pela equipe gestora no processo de implementação da proposta e as possibilidades do brincar nas salas de Educação Infantil, para, finalmente, propor um plano de ação que contemple proposições voltadas à otimização do brincar nas escolas do município. A definição desse recorte de pesquisa relaciona-se diretamente à experiência da pesquisadora como educadora em classes de Educação Infantil e, atualmente, como gestora de uma escola municipal de Educação Infantil e Primeiro Ano do Ensino Fundamental. A percepção inicial é de que práticas pedagógicas alinhadas ao brincar têm sido pouco exploradas nas escolas da Rede, o que pode fazer com que as aulas sejam pouco atrativas para os alunos. A pesquisa documental mapeia a concepção do brincar em diversos documentos oficiais e das práticas pedagógicas que devem subsidiar o trabalho com a Educação Infantil. A Proposta Curricular da Rede Municipal de Juiz de Fora para a Educação Infantil prevê a brincadeira como direito e recurso que deve servir de eixo norteador das práticas pedagógicas das salas de aula. A análise empreendida se baseia em documentos oficiais norteadores das práticas pedagógicas da Educação Infantil e que evidenciam o brincar como aspecto fundamental, tanto na aprendizagem, como na formação do indivíduo e no referencial teórico específico. Além dessa pesquisa documental, foram realizadas entrevistas com cinco gestores escolares e questionários aplicados a dezesseis professores regentes de salas de Educação Infantil no intuito de colher informações acerca da percepção dos mesmos sobre a importância do brincar nessa etapa da aprendizagem e a frequência com que as mesmas são utilizadas no cotidiano escolar. Através dos resultados obtidos nessa pesquisa será elaborado um Plano de Ação Educacional que tenha como enfoque a busca da melhoria das práticas pedagógicas atreladas ao brincar nas salas de Educação Infantil, sendo a equipe gestora a grande mediadora desse processo, fornecendo subsídios e condições para que haja a formação continuada dos profissionais na própria escola, através de estudos, discussões, mesas de debates nas próprias Reuniões Pedagógicas e através da confecção de um material didático por todos os envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos, que abarque sugestões de atividades, relato de experiências próprias exitosas que possam colaborar para a inserção do brincar como prática cotidiana das salas de aula de Educação Infantil não apenas da própria escola como de outras escolas da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.

Palavras chave: Educação Infantil; práticas pedagógicas; brincar; Proposta Curricular da Rede Municipal de Juiz de Fora.