TRICIA DE SOUSA LIMA FIGUEIREDO – 15/01/2015

Nome da aluna: Tricia de Sousa Lima Figueiredo
Título da dissertação: A IMPLEMENTAÇAO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE GESTORES ESCOLARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REGIONAL METROPOLITANA II
Orientadora: Profª. Drª. Marcia Cristina da Silva Machado
Membros da banca: Dr. Victor Cláudio Paradela Ferreira e Dr. Júlio César Andrade de Abreu
Data: 15/01/2015
Local: Faculdade de Administração/ UFJF
Horário: 08h30

RESUMO

Esta dissertação trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando o estudo de caso que teve como objetivo identificar e analisar as demandas de formação dos gestores de escola na SEEDUC/RJ, de modo a contribuir com a proposição de ações que possam suprir as demandas existentes. Para tanto, foi necessário analisar a política de formação e desenvolvimento de pessoas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, executada a partir de 2010, sob a perspectiva das ações empreendidas para os diretores escolares, levando em consideração, também, a percepção desses gestores, acerca dessa política. A pesquisa teve como recorte de análise três dos cursos ofertados para gestores escolares entre os anos de 2011 a 2013; são eles: Curso de Formação do Processo Seletivo Interno (PSI), MBA em Gestão Empreendedora em Educação e o Fórum de Gestão e Liderança Escolar. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica, observação participante e pesquisa de campo com aplicação de questionário. O questionário foi aplicado nos diretores escolares da Regional Metropolitana II. Feita a investigação do caso passou-se a sua análise. Na análise foram investigados os seguintes elementos: perfil de formação do gestor, análise dos três cursos e sugestões de formatos e assuntos para a elaboração de novas propostas de formação. Esse estudo foi desenvolvido, a partir da contribuição de autores como: Fleury (2001), Freitas (2009), Lück (2000, 2009, 2010), Pacheco at all (2009), Mintzberg (2010), Machado (2010), Kuenzer (2013), Polon (2013), dentre outros. O diagnóstico realizado foi fundamental para a elaboração de um Plano de Ação Educacional direcionado ao enriquecimento da política de formação e desenvolvimento para gestores escolares, implementada no estado.

Palavras chave: Gestão Escolar. Política Educacional. Itinerários Formativos. Treinamento e Desenvolvimento. Programas de Formação para Gestores.