Workshop Internacional sobre Avaliação Adaptativa na Educação
No dia 29 de julho, o Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) realizou o Workshop Internacional sobre Avaliação Adaptativa na Educação. Sediado no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o encontro reuniu o pesquisador e especialista da Internacional Imago Global Grassroots, Prof. Dr. Michael John Patrick Walton, para aprofundar os debates sobre a metodologia de Avaliação Adaptativa aplicada ao contexto brasileiro com base em experiências reais.
A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor de Relações Internacionais da UFJF, Prof. Dr. Alexandre José Cadilhe, e, do Vice-Coordenador do PPGP em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Cassiano Caon Amorim, e, do Supervisor de Pesquisa e Novos Projetos do CAEd, Prof. Dr. Carlos Palácios, e da Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Isabel Cristina Gonçalves Leite. Essa participação institucional reforçou ainda mais o apoio da UFJF à internacionalização desenvolvida no âmbito do mestrado profissional.
Durante o workshop, a proposta foi refletir sobre como a Avaliação Adaptativa aplicada ao contexto brasileiro poderia contribuir para a construção de políticas educacionais mais eficazes, considerando que intervenções em educação atuam em sistemas complexos, sujeitos a mudanças imprevisíveis e desafios estruturais. Ao longo da sessão foram exploradas estratégias de diagnóstico de sistemas, identificação de desafios e desenho iterativo de soluções fundamentadas em evidências.
Por meio deste workshop, o Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e o CAEd/UFJF reiteram o compromisso contínuo com a pesquisa e a internacionalização, buscando aperfeiçoar constantemente as ferramentas e metodologias da avaliação e gestão para a garantia da qualidade da educação brasileira.
Um convite à ação: como transformar sua experiência e seu papel no serviço público em agentes de mudança real nas escolas?