Sobre o Mestrado

Sobre o Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública propõe um conjunto de temas de estudo e objetos de investigação empírica cujo móvel é a produção de conhecimento e a formação de profissionais para a reforma da educação pública brasileira. Para isso, apoia-se na associação de programas de pós-graduação acadêmicos com equipes multidisciplinares; um centro de pesquisa, tecnologia e apoio ao desenvolvimento da gestão da educação pública; e com os sistemas estaduais e municipais de educação básica, na perspectiva de se construírem pontes mais efetivas entre a produção científica e os padrões, processos e tecnologias de gestão.

O Programa foi concebido para profissionais com inscrição efetiva nos sistemas públicos de educação básica, selecionados por critérios de mérito, com a perspectiva de promoverem um efeito multiplicador em escala regional, associando-se às políticas locais de formação e certificação de gestores da educação pública. Diretores de escolas e gestores da educação pública constituem o público principal do curso. A seleção dos candidatos será realizada com base na competitividade, e a organização das atividades discentes será feita em turmas que assegurem a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões e unidades da Federação.

O Programa de Pós-graduação Profissional é orientado para a renovação das referências e da cultura da gestão da educação pública, por meio da exposição sistemática de seus participantes – equipe docente, estudantes de pós-graduação e profissionais em exercício – à experiência internacional. Para apoiar esse esforço de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico em favor da reforma da educação pública, a Universidade Federal de Juiz de Fora firmou, em 2008, um acordo de cooperação com a Graduate School of Education, da Universidade Harvard. Esse acordo de cooperação tem sido o principal intercâmbio internacional com a finalidade específica de apoiar a criação de um programa inovador na área da formação de gestores da educação pública.

O objetivo do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública é proporcionar os conhecimentos, desenvolver as competências e habilidades, e promover as qualidades profissionais necessárias ao exercício eficiente dos novos papéis que são atribuídos ao gestor da educação pública.

De modo geral, o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública inscreve-se nas políticas que têm por objetivo o estabelecimento de padrões de desempenho para diretores de unidades de ensino, base para a implantação de programas de avaliação da gestão escolar e de certificação profissional.

O curso será oferecido na modalidade presencial com processos híbridos de ensino e aprendizagem, com múltiplos recursos tecnológicos e encontros presenciais. Isso significa um repertório de atividades e aulas oferecidas por meio de recursos tecnológicos pautados na interatividade:

1) Para atividades síncronas: uso de web conferências, seminários, leitura dirigidas, estudos de caso, orientações de pesquisas temáticas e chats. Todas as aulas síncronas são gravadas e disponibilizadas aos estudantes para acesso ao longo do curso, a qualquer momento.

2) Para atividades assíncronas: uso de fóruns de discussão, áudio, wikis, podcast, blog, animações, vídeos, imagens e textos disponíveis na web, slides produzidos pelos professores e equipe de Educação a Distância, e-book, webquest e espaço na web (plataforma Moodle) para entrega e compartilhamento de atividades. As atividades assíncronas não são computadas na carga horária didática.

O curso tem a duração de dois anos, com atividades organizadas em bases semestrais. Cada semestre do curso é composto por 16 semanas de atividades a distância (ou oito quinzenas virtuais) e três semanas de atividades presenciais, o que corresponde, nas disciplinas de quatro créditos, a 60 horas de atividades: 45 horas de atividades síncronas; e 15 horas de atividades em salas de aula e laboratórios na sede do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e na Universidade Federal de Juiz de Fora. As disciplinas de um crédito têm carga horária de 15 horas, com atividades totalmente presenciais. Resumidamente, tem-se:

• Atividades no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora nos meses de julho e janeiro, totalizando aproximadamente três meses de participação presencial, com atividades em tempo integral.

• Atividades a distância, via plataforma Moodle, ao longo de quatro períodos de quatro meses.

Os estudantes ainda terão acesso a bibliografia básica (encaminhada aos alunos para consulta e estudo). A abertura do curso será realizada presencialmente, em Juiz de Fora, com a participação de professores do curso, para a apresentação do programa: proposta, estrutura e modalidade (atividades presenciais e a distância), corpo docente, coordenações, suporte tecnológico e cronograma. A duração desse encontro é de uma semana e acontece no mês de julho ou janeiro, podendo haver exceções, de acordo com o cronograma do processo seletivo.

As atividades e aulas presenciais ocorrerão nos meses de janeiro e julho, integradas àquelas desenvolvidas a distância. Os professores responsáveis pelas disciplinas do semestre ministrarão aulas presenciais aos estudantes, como parte de seus cronogramas de atividades.

Nesses períodos, os alunos participarão de seminários e oficinas realizados com professores e pesquisadores convidados, bem como de atividades culturais; e desenvolverão atividades de pesquisa com os professores responsáveis pelas disciplinas. Objetiva-se favorecer a formação de comunidades de gestores, que continuem a trocar experiências e a interagir após a conclusão do curso.

Para obter o título de mestre, o estudante precisa completar o total de 50 créditos obrigatórios, ser aprovado no exame de língua estrangeira moderna, apresentar a submissão de um artigo a periódico científico dos estratos Qualis A ou B originado de sua dissertação ou a apresentação de um produto técnico-tecnológico, bem como participar de dois importantes exames: a qualificação e a defesa da dissertação. Ao final do primeiro ano de curso, o estudante realizará um exame de qualificação, que compreende a apresentação, a uma banca avaliadora, do seu projeto de dissertação de mestrado em desenvolvimento, integrado por três seções: (i) formação básica; (ii) temas de reforma da educação pública; (iii) análise de um caso de gestão. Aprovado no exame de qualificação, e, ao longo do segundo ano de curso, o aluno conclui a sua dissertação de mestrado, e a apresenta a uma banca avaliadora, procedendo a defesa. Aprovado na defesa, o estudante deverá entregar a versão final da dissertação no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, e obtidos os créditos obrigatórios, o estudante está apto a requerer o título de Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

Modelos, Instrumentos e Medidas Educacionais

Dedica-se:

ao desenvolvimento de modelos e métodos estatísticos para a produção de medidas educacionais, especialmente escalas de proficiência e desempenho, relativas a conhecimentos, competências e habilidades da educação básica, a exemplo da leitura e da escrita, Matemática e Ciências, assim como escalas de nível socioeconômico e escalas referentes à dimensões afetivas e contextuais relevantes para a apreciação dos processos de escolarização;

ao desenvolvimento de sistemas de análises estatísticas para o tratamento de dados e a produção de medidas educacionais;

ao desenvolvimento de itens e instrumentos, testes e questionários, construídos para a observação das dimensões mencionadas e a produção das escalas correspondentes;

à análise de dados e a realização de experimentos com o objetivo de interpretar e validar as escalas e medidas produzidas.


Gestão, Avaliação e Reforma da Educação Pública

Dedica-se:

ao desenho de programas de avaliação de unidades e redes de educação básica, com o objetivo de produzir informação sobre a realização de objetivos educacionais, a eficácia escolar e a eficiência dos sistemas de ensino;

ao estudo e ao desenvolvimento de sistemas de responsabilização de gestores, professores e alunos, associados a indicadores, metas e critérios ajustados ao contexto local, e à história da educação pública, regional e brasileira;

à construção de indicadores educacionais que apoiem a gestão da escola, os processos de tomada de decisão e a formulação de políticas e programas educacionais, informem a comunidade escolar, e contribuam para a formação da opinião pública;

ao estudo dos processos de reforma educacional em curso em diferentes contextos nacionais e no Brasil, os padrões de mudança observados e os resultados alcançados;

ao estudo das práticas de gestão de escolas, redes e sistemas de educação básica, ao papel dos órgãos colegiados e dos gestores na elevação da qualidade do ensino, e à implementação de reformas da educação pública;

ao desenvolvimento de sistemas de gestão de unidades e redes de Educação Básica e sistemas de apoio à avaliação do ensino na escola, com o recurso às tecnologias da informação, e ao desenho de processos administrativos que assegurem um ambiente de aprendizagem.


Equidade, Políticas e Financiamento da Educação Pública

Dedica-se:

ao estudo da desigualdade de oportunidades educacionais, sua relação com a estratificação social, as diferenças de raça, gênero e orientação sexual, ao atendimento aos portadores de necessidades especiais, e ao desenvolvimento de modelos analíticos e de instrumentos de pesquisa para a regular apreciação da eficácia do direito universal à educação;

a análise das políticas públicas orientadas para favorecer o acesso, a permanência, a inclusão e o rendimento escolares, e ao desenvolvimento de instrumentos e estratégias de pesquisa para a apreciação de seus efeitos e processos de implementação;

ao estudo da legislação educacional, aos mecanismos de cooperação entre os entes federados, às estruturas de financiamento e à redistribuição orçamentária, em face dos imperativos de equidade;

ao estudo dos processos de elaboração do orçamento da educação pública, nos entes federados, à gestão dos orçamentos e ao padrão resultante de alocação de recursos, e seus efeitos relativamente à realização dos objetivos gerais da Educação Básica;

à apreciação global dos efeitos da escolarização e da desigualdade de oportunidades educacionais na esfera social e econômica, e ao estudo prospectivo em face de mudanças nas formas de organização e gestão, nos padrões de financiamento e alocação.


Avaliação, Currículos e Desenvolvimento Profissional de Gestores e Professores da Educação Básica

Dedica-se:

à construção de matrizes de competências e habilidades e à elaboração de descritores, que se tomem como referência para a produção de testes e outros instrumentos de aferição do aprendizado em programas de avaliação de desempenho em áreas do conhecimento relevantes da Educação Básica;

ao alinhamento dessas matrizes de referência com as propostas curriculares e os programas de formação, inicial e continuada, de professores da Educação Básica;

à pesquisa das práticas correntes e ao desenvolvimento de métodos e propostas de gestão curricular em unidades e redes de ensino, com base nos objetivos gerais da Educação Básica e na análise pedagógica dos resultados dos programas de avaliação;

à pesquisa das práticas de gestão do ensino e ao desenvolvimento de programas e propostas de desenvolvimento profissional de gestores e professores da Educação Básica, em exercício nas unidades e redes de educação pública.

Corpo Docente Permanente

Corpo Docente Colaborador

Assistência Acadêmica e Administrativa

E-mail: ppgp@caedufjf.net
‍Local: CAEd Dom Orione

Débora Vieira

E-mail: debora.vieira@fundacaocaed.org.br
Função: Supervisora da equipe de Gestão Acadêmica e Administrativa
Local: CAEd Dom Orione