DescriçãoEsta pesquisa teve sua origem na constatação da ausência e sistematização de documentos e Registros que envolvam o processo de construção das políticas de educação na rede municipal de ensino de Juiz de Fora, no caso específico, no que concerne à Educação Especial e a documentação de suas histórias e geografias.
As temporalidades e espacialidades nacionais e internacionais que, ao atravessarem o município de Juiz de Fora, singularizaram-se e compuseram uma trajetória local, com suas particularidades, aproximações e contradições. Frente a isso, a questão central que envolve a temática de pesquisa é: como se deu a construção das políticas de
Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, na rede municipal de ensino de Juiz de Fora, a partir dos registros existentes e das enunciações das pessoas que viveram/construíram esse processo? A história da Educação
Especial é um dos fundamentos desta pesquisa, uma vez que, ao produzir material para a dissertação de mestrado, é perceptível como essa construção histórica no país e no mundo trouxeram implicações para o que foi se delineando e afirmando em ações e propostas da rede municipal de ensino de Juiz de Fora. Sendo assim, uma das fontes de dados será o amplo cabedal de políticas nacionais sobre a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, os estudos de Pletsh (2014) sobre a Educação Especial no Brasil e outras contribuições no nível de legislações federais. Para a realização desta pesquisa, como ponto de partida, será realizada uma análise documental no município.
Após busca e análise de documentos, em uma segunda fase, faremos um levantamento dos profissionais que se encontravam à frente desses serviços, chefias, técnicos, formadores, entre outros, para colher as informações de pessoas, que participaram efetivamente dessas construções, para, a partir de seus enunciados e dos sentidos dados a essas propostas, compreender como se deu essa construção das políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no município.
Pretendemos com isso, alargar o conhecimento sobre a construção histórica de políticas de Educação Especial na rede municipal de ensino. Intentamos não a completude, mas o resgate histórico dos fatos, contribuindo não só com a tessitura do registro, mas com a pesquisa na área da educação, das políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, bem como na história da educação do município de Juiz de Fora e na história da educação como um todo.