Professora do PPGP lança livro nesta quarta-feira (29)

Publicação reúne textos de diversos pesquisadores de educação em direitos humanos

Será lançado às 18h, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faced/UFJF), o livro “Direito ao ambiente como direito à vida – desafios para a educação em direitos humanos”. A divulgação da obra, organizada por Aida Maria Monteiro Silva e Léa Tiriba, contará com a presença de alguns autores: Angélica Cosenza, Anne Kassiadou, Celso Sánchez e Mauro Guimarães. O evento aberto e gratuito comporá a programação do III Encontro Regional de Ensino de Biologia (III EREBIO), que ocorrerá até quinta-feira, 30 de abril.

Sobre o livro

No livro, abordam-se os direitos de todos os seres, humanos e não humanos, a um ambiente saudável. Com referências nas Diretrizes Nacionais de Educação Ambiental e da Educação em Direitos Humanos, e em resultados de estudos e pesquisas sobre práticas e vivências pedagógicas, a obra visa contribuir para a formação de sujeitos conscientes e comprometidos com a preservação da vida na Terra.

Sobre a autora integrante do PPGP

Professora da Faced/UFJF, Angélica é graduada em Ciências Biológicas e mestre em Educação pela mesma instituição. Doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ, ela atua como professora e pesquisadora no Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC/UFJF) nas áreas de educação em ciências e educação ambiental. Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF, parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

Secretário do MEC fala sobre papel dos mestrados profissionais na melhoria da educação básica

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e professor da UFJF, Manuel Palácios da Cunha, abriu na manhã desta segunda-feira, 13, o 2º Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (Fompe). Responsável pela pasta prioritária da Educação, segundo o novo ministro Renato Janine, Palácios acredita que os mestrados profissionais do país, como o da UFJF, “tem a vocação de alterar a prática daqueles que atuam na educação e, portanto, é ferramenta de aprimoramento das ações pedagógicas nas escolas”.

O evento acontece até terça-feira, 14, no Hotel Victorys Business, e é organizado pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF. Ainda de acordo com o secretário, a educação básica “vem passando por uma grande reforma, que não é clara, mas devido a iniciativas dos estados e dos municípios da União, vem ocorrendo. A avaliação da educação pública e o estabelecimentos de metas a longo prazo são exemplos disso”. Para ele, o principal desafio na pasta “é fazer com que essas iniciativas sejam convergentes e o ritmo dessas mudanças seja acelerado”.

Ainda durante a abertura do evento, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UFJF, Maria Cristina Andreolli, destacou que os programas da instituição na área de educação, de níveis acadêmico e profissional, tem grande impacto na formação de professores, recebendo 700 alunos anualmente.

Participam do Fórum, programas de mestrado profissionais de 13 instituições de ensino do país. O encontro contará com conferências, grupos de discussões temáticas e a elaboração de um documento final sobre as discussões dos dois dias.

Outras informações: (32) 4009-9326 (Caed-UFJF)

www.caed.ufjf.br

Manuel Palácios, que coordenou o Mestrado Profissional na UFJF, assumiu a pasta de Educação Básica no MEC (Foto: Twin Alvarenga)
Manuel Palácios, que coordenou o Mestrado Profissional na UFJF, assumiu a pasta de Educação Básica no MEC (Foto: Twin Alvarenga)

Fonte: www.ufjf.br

PPGP/ UFJF promove o II Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação

Programação está concentrada nas próximas segunda e terça-feira

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (PPGP/CAEd) sedia, nos dias 13 e 14 de abril, o II Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (Fompe).

O evento objetiva dar continuidade aos encaminhamentos referentes ao I Fompe realizado em março de 2014, em Salvador. Durante os dois dias de programação ocorrem conferências com o Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palácios, e a coordenadora adjunta dos mestrados profissionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Samira Zaidan, além sessões de debate entre os coordenadores dos programas profissionais com a produção de documentos e parâmetros.

O evento ocorre no Hotel Victory Business, situado à Avenida Presidente Itamar Franco, 1.850, São Mateus, Juiz de Fora (MG).

Programação
13/04 – SEGUNDA-FEIRA

8h30: Conferência com Manuel Palácios (secretário de Educação Básica MEC)

10h: Coffee break

10h30: Conferência com Samira Zaidan (coordenadora adjunta dos mestrados profissionais da Capes)

12h: Almoço

13h30: Grupos de Discussão Temáticas

GDT1 – Parametrização da produção técnica

GDT2 – Critérios avaliativos do mestrado profissional

15h: Coffee break

15h30: Grupos de Discussão Temáticas:

GDT3 – Estabelecimento de rede colaborativa entre os MPs

GDT4 – Financiamento dos MPs

14/04 – TERÇA-FEIRA

8h30: Grupos de Discussão Temáticas

GDT1 – Parametrização da produção técnica

GDT 2 – Critérios avaliativos do mestrado profissional

10h: Coffee break

10h30: Continuação dos GDTs

12h: Almoço

13h30: Grupos de Discussão Temáticas:

GDT3 – Estabelecimento de rede colaborativa entre os MPs

GDT4 – Financiamento dos MPs

15h: Coffee break

15h30: Continuação dos GDTs

16h: Elaboração final de documentos sobre os temas dos GDTs

17h: Encerramento

 

Fonte: www.caed.ufjf.br

Resultado final – Edital n° 01/2015

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), divulga o resultado final dos aprovados no Processo seletivo para credenciamento de Corpo Docente Permanente e Colaborador. Para visualizar o resultado final, clique aqui.