Aluno do mestrado assume presidência do FNDE

Antes de tomar posse, discente do PPGP atuava na Secretaria de Educação do Ceará

Antonio Idilvan de Lima Alencar, mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), oferecido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é o novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Até então secretário-adjunto de Educação do Ceará, o discente tomou posse no último dia 3 em Brasília (DF), onde participou da primeira reunião com a diretoria do órgão.

Crédito: Arquivo pessoal/ Divulgação Google

 

Graduado em engenharia civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Idilvan é especialista em engenharia de produção pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/UFPB); especialista em política e administração tributária e marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Sobre o FNDE

O FNDE, autarquia federal criada pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, é responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC).

Além de inovar o modelo de compras governamentais, o Fundo é responsável pela execução de diversos projetos e programas, como os de Alimentação Escolar (Pnae), Livro Didático (PNLD), Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Biblioteca da Escola (PNBE), Transporte Escolar (Pnate), Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

MEC recebe sugestões para programa de valorização de diretores de escolas públicas

Interessados podem contribuir respondendo questionário online até 2 de março

Fonte: Divulgação/ GoogleO Ministério da Educação (MEC) abriu consulta pública com a finalidade de receber sugestões para ajudar na criação de um programa de valorização  de diretores de escolas públicas de ensino básico municipais, estaduais e federais de todo país. O objetivo é que alunos, pais, professores, gestores, comunidade escolar, academia, estudiosos e sociedade em geral apresentem suas experiências sobre o trabalho de diretores escolares e façam propostas, sugestões e comentários.

Os interessados em contribuir terão até 2 de março para preencher um questionário. O internauta deverá responder a duas perguntas: 1) Como você avalia a importância de um diretor de escola de educação básica? e 2) Como você entende que pode ser valorizado o papel do diretor de escola de educação básica?

O ministro da Educação, Cid Gomes, acredita que o primeiro passo para a valorização do diretor de escola é ouvir as pessoas. “É importante que a gente envolva toda a comunidade escolar, para que todos possam dar suas opiniões, expor suas questões, compartilhar conosco suas experiências e seu conhecimento”, explica.

Segundo ele, para participar, basta ter interesse no debate. “Todas as pessoas que tenham algum sentimento de compromisso com a educação, com a melhoria da educação no nosso país, com a valorização da escola, com a compreensão da importância do papel de um executivo, que é o diretor da escola, podem contribuir”, afirma o ministro.

Participe da consulta pública aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Coordenador do CAEd assume Secretaria de Educação Básica do MEC

Manuel Palácios recebeu o convite do ministro Cid Gomes devido à atuação no Centro

O coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo, irá assumir a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). A proposta do ministro Cid Gomes deve-se à competência profissional do professor e ao seu trabalho à frente do CAEd, dedicado à melhoria da qualidade da educação pública e à promoção da equidade.

Palácios reforça essa ideia ao relembrar sua trajetória profissional. “A minha experiência de trabalho com a educação básica foi construída na UFJF e, em especial, no CAEd, que  tem uma atuação muito relevante na área de avaliação e gestão da educação pública. Foi justamente por conta do serviço prestado, nesse contexto, que o convite foi formulado”, conta.

Sobre a Secretaria de Educação Básica

A Secretaria é responsável por formular e executar as políticas da União relativas à educação infantil e aos Ensinos Fundamental e Médio. Ela envolve o trabalho de outros órgãos, em especial o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além dos demais entes federados. Devido ao fato da educação básica ser uma atribuição dos Estados, Distrito Federal e Municípios, uma atividade muito importante é a busca do desenvolvimento de políticas que contem com a adesão e o apoio de governos estaduais e municipais.

Para Palácios, um dos grandes desafios do cargo é estar sempre aberto ao entendimento e ao diálogo com o público e os órgãos envolvidos. “A Secretaria tem um papel especialmente caracterizado pelos esforços para a busca do entendimento e a coordenação entre diferentes agências. Ela não executa nada propriamente sozinha”, avalia.

Dois focos serão priorizados na nova gestão: a relação harmoniosa com os entes federados e a formação de professores. “O Ministro, devido a sua experiência de governo, tem sensibilidade para essa necessidade de suporte e harmonia na relação entre os diferentes entes da federação. Em relação à formação de professores, os esforços serão direcionados para a melhoria da qualidade do Ensino Superior, a valorização profissional tanto salarial quanto das condições de trabalho, e para as políticas de desenvolvimento profissional e de formação inicial que venham a responder adequadamente às necessidades que temos”, comenta.

Coordenador do CAEd, Manuel Palácios, irá assumir a Secretaria de Educação Básica do MEC.

Sobre o novo secretário

Manuel Palácios é graduado em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com mestrado e doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio (IUPERJ).

Na UFJF foi diretor da Faculdade de Educação e Pró-reitor de Planejamento, além de fundador e coordenador do CAEd. Já esteve no MEC, atuando na Secretaria de Ensino Superior.

 

Fonte: www.caed.ufjf.br