Dissertações Defendidas em 2014

REFLEXÕES SOBRE A SUPERVISÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE SUPERVISÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR JOVEM DE FUTURO

ERICA HENRIQUES MACHADO

Lourival Batista de Oliveira Júnior

A presente Dissertação estuda o tema Supervisão Educacional no contexto do Projeto Jovem de Futuro (JF) e do Programa Ensino Médio Inovador Jovem de Futuro (ProEMI/JF). O estudo teve como objetivo verificar a interferência das práticas de supervisão desenvolvidas nesses contextos, em relação aos resultados escolares, sob a perspectiva de gestores e supervisores de escolas públicas. Sendo constatada a interferência, a proposta era de que elas fossem identificadas para sua disseminação. Em relação aos contextos analisados,o Projeto Jovem de Futuro (JF) foi criado pelo Instituto Unibanco em 2007 e tem como proposta desenvolver a gestão escolar orientada para os resultados de aprendizagem dos estudantes. O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) foi criado pelo MEC em 2009 para promover o redesenho curricular e a diversificação das práticas pedagógicas nas escolas públicas de EM. A união dos dois programas, em 2011, deu origem ao ProEMI/JF. O novo programa beneficiará cerca de 2.500 escolas públicas brasileiras até 2016. A supervisão educacional estudada é a proposta no JF e no ProEMI/JF. Na fase inicial de testagem do Projeto JF (Validação), o supervisor dedicava-se integralmente a ele. Na parceria do ProEMI/JF (que envolve MEC, Secretarias de Educação Estaduais e Instituto Unibanco), esta característica se perdeu parcialmente. A pesquisa de campo delineada é de caráter qualitativo e utilizou-se da metodologia de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com nove pessoas, sendo dois gestores do estado de SP e sete supervisores, um de cada estado – SP, GO, MS, PA, PI e CE. A discussão dos temas propostos fundamentou-se em uma revisão bibliográfica sobre a “parceria público-privada”; a “supervisão educacional”, abordando aspectos como: seu histórico, legislação, nomenclaturas e as ênfases dadas à ela no contexto brasileiro; e também sobre o tema “eficácia escolar”, a partir de dados de pesquisas nacionais e internacionais. Alguns autores que fizeram parte do referencial teórico foram: Brooke e Soares (2008), Perinasso (2011), Polon e Bonamino (2011) e Saviani (1999). A partir da pesquisa de campo e da revisão bibliográfica, o estudo chega a algumas conclusões. São elas: há influência do trabalho do supervisor educacional sobre os resultados escolares, contudo, não só suas atividades exercem essa influência, mas também sua postura na escola; dessa forma, atividades e posturas influentes foram identificadas. Gestores e Supervisores também consideram a dedicação exclusiva essencial para o alcance dos objetivos propostos para a supervisão. Por último, a autora conclui que a supervisão educacional planejada coletivamente reforça a identidade do supervisor e pode ser entendida e utilizada pelos estados brasileiros como uma ferramenta pedagógica para aprimoramento da gestão escolar.


Supervisão Educacional; Gestão Escolar; Eficácia Escolar.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

MACHADO, Erica Henriques. Reflexões sobre a supervisão educacional: uma análise das estratégias de supervisão do programa ensino médio inovador jovem de futuro. Dissertação (mestrado acadêmico) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. 168 p.