Dissertações Defendidas em 2015

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO – PRONATEC: ESTUDO DE CASO SOBRE O ABANDONO ESCOLAR NO CURSO DE ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO OFERTADO NO IFPR

SORAYA COLARES LEÃO CARVALHO

Alexandre Chibebe Nicolella

A presente pesquisa analisa o fenômeno do abandono escolar nos cursos de Formação Inicial e Continuada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, com ênfase no Curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, ofertado no Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus Campo Largo, no período de 2012 a 2014. O objetivo foi investigar os principais motivos causadores do abandono escolar, analisar as percepções dos diferentes atores envolvidos no Programa e no campus sobre o fenômeno investigado, bem como conhecer as ações que a equipe do Programa tem feito para evitá-lo. Por meio de uma pesquisa qualitativa, na forma de um estudo de caso, o trabalho foi embasado pelo referencial teórico que discute o abandono escolar na Educação Básica e no Ensino Técnico Profissional, a saber: Dore e Lüscher (2011), Neri (2012), Pelissari (2012), Rumberger (2004, apud Dore e Lüscher, 2011), Soares (2010), Steimbach (2012), dentre outros. Para a realização da pesquisa, foram coletados dados por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica, além de aplicação de questionário aos alunos que não concluíram o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão nos anos de 2012, 2013 e 2014 e entrevistas semiestruturadas feitas aos Gestores e Professores do PRONATEC e aos Gestores do Campus Campo Largo. Os resultados mostraram que os motivos para o abandono escolar estão relacionados tanto a aspectos internos como externos à instituição, corroborando com o referencial teórico utilizado. Fatores como oportunidades na área profissional, processos e práticas pedagógicas aplicadas, dificuldade de aprendizagem, horário em que o curso foi ofertado, problemas sociais, pessoais e de saúde e também a estrutura familiar foram citados como motivos para o abandono do curso. Essas percepções foram ratificadas tanto pelos gestores e docentes, como pelos alunos, evidenciando, assim, que todos apresentam visões semelhantes sobre a temática estudada. O diagnóstico realizado foi fundamental para a elaboração de um Plano de Ação Educacional direcionado a propor ações para o enfrentamento dos motivos relacionados ao abandono escolar levantados pelos sujeitos da pesquisa. Dentre as ações propostas está a formação da equipe gestora e dos professores do Programa, a revisão da ementa do curso, a viabilização de espaços e profissionais para cuidarem das crianças das mulheres que estão realizando os cursos, o acompanhamento do percurso formativo dos estudantes e o monitoramento e avaliação das ações. Além disso, também foi proposta a construção e implementação de um sistema computacional (software) para o desenvolvimento de um banco de dados na instituição, referente aos alunos do PRONATEC, permitindo, dessa forma, que o programa atenda com qualidade os alunos.


Abandono escolar; Curso de Formação Inicial e Continuada; PRONATEC.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

CARVALHO, Soraya Colares Leão . PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC : ESTUDO DE CASO SOBRE O ABANDONO ESCOLAR NO CURSO DE ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO OFERTADO NO IFPR. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós- Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.141. 2015.