Dissertações Defendidas em 2017

POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO MARTINS DO ESPÍRITO SANTO NAS TAXAS DE ABANDONO DO ENSINO MÉDIO

LILIAN APARECIDA FRANCO DA SILVA

Tufi Machado Soares

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado analisa as possíveis influências dos projetos de intervenção no ensino médio na Escola Estadual Antônio Martins do Espírito Santo, na cidade de Nova Serrana, no território Oeste de Minas Gerais.Pretende-se, com este trabalho, tentar relacionar as possíveis contribuições dos projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas públicas para a permanência dos alunos na escola. Assumimos como hipótese que os projetos de intervenção pedagógica implementados no período de 2012 a 2015 possam ter influenciado positivamente sobre as taxas de abandono na escola em questão.Assim, este estudo tem como objetivo investigar, a partir da melhoria dos dados,até que ponto as intervenções pedagógicas, contribuíram para a diminuição do abandono escolar no ensino médio na AMES no período de 2012 a 2015. Para tanto, foram levantados referenciais teóricos com estudos voltados para os desafios e causas do abandono escolar, levando em consideração aspectos intrínsecos e extrínsecos que envolvem os jovens, observando os seguintes autores: Alves e Hermont (2012), Bourdieu (1998), Carrano e Dayrell (2014), Finn (1989), Grilo e Maciel (2012), Krawczyk (2009, 2011), Neri (2009), Soares et al. (2015), Sposito e Galvão (2004) e o Relatório da UNICEF (2014) – Dez desafios do ensino médio no Brasil: para garantir o direito de aprender de adolescentes de 15 a 17 anos. Diante de tais reflexões foram construídos questionários semiestruturados que foram aplicados a quatro grupos de pesquisados: (1) alunos que nunca abandonaram a escola, (2) alunos que abandonaram e retornaram à escola, (3) alunos que abandonaram e não retornaram, e (4) professores. Pela análise dos resultados, observou-se que a maioria dos alunos de todos os grupos é formada por trabalhadores, o que os torna, potencialmente, mais vulneráveis ao abandono. A análise ainda chamou a atenção para o trabalho escolar que vinha sendo feito, visto não ter ele objetividade e nem demonstrar a sua intencionalidade no que se refere à intervenção no abandono escolar. Diante dos achados de pesquisa, o Plano de Ação Educacional propõe que o abandono seja discutido abertamente com todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, a fim de que a escola assuma seu lugar como espaço importante da vida dos alunos, buscando meios de tornar a participação dos jovens na escola mais consciente e significativa, assim como o trabalho do gestor e dos professores mais maduro e melhor planejado.


Ensino médio; Abandono Escolar; Projetos de Intervenção Pedagógica

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

SILVA, LILIAN APARECIDA FRANCO DA. POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO MARTINS DO ESPÍRITO SANTO NAS TAXAS DE ABANDONO DO ENSINO MÉDIO. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 141. 2017.