Dissertações Defendidas em 2020

Perspectivas dos alunos dos oitavo e nono anos do ensino fundamental da Escola Estadual Armando Nogueira Soares em Divinópolis – MG sobre o ensino médio

Karen Ribeiro de Castro Figueiredo

Marco Aurélio Kistemann Júnior

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu os conceitos de juventudes e as perspectivas dos alunos dos oitavo e nono anos da Escola Estadual Armando Nogueira Soares, em Divinópolis (MG), em relação ao ensino médio e como isso pode influenciar na aprendizagem escolar. O alto índice de evasão escolar nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, o alto índice de reprovações e progressões parciais no primeiro ano do ensino médio e a defasagem dos alunos dos mesmos anos chamam atenção e nos levam a refletir se as práticas pedagógicas atendem às expectativas dos alunos. Assim, os objetivos para este estudo foram: (i) descrever as juventudes da Escola Estadual Armando Nogueira Soares; (ii) investigar quais são as expectativas dos alunos dos oitavo e nono anos do ensino fundamental em relação ao ensino médio; e (iii) propor ações e traçar estratégias que possibilitem projetos e aulas mais atraentes para os discentes, com intuito de diminuir a reprovação e as progressões parciais. Embasamo-nos teoricamente em autores como Pais (1990), Freire (1996, 1997, 2018), Sposito (2000, 2008), Dayrell (2003, 2007), Costa A. (2006), Carrano (2011), Franzoi (2011), Leão (2011), Sibilia (2012), Bauman (2013), Carmo e Correa (2014), Dayrell e Carrano (2014), Moreira (2014), Burgos (2015), Tomazetti e Schlickmann (2016), entre outros. Assumimos como hipótese que as perspectivas das juventudes e os métodos utilizados pela equipe pedagógica e docentes influenciam diretamente no sucesso ou no fracasso escolar. Se compreendermos o mundo da vida de nossos alunos e suas expectativas, poderemos criar projetos que possibilitem um aprendizado mais significativo. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, entrevista individual com o corpo docente e entrevista coletiva com os alunos dos oitavo e nono anos. Para finalizar a nossa pesquisa, foi elaborado um Plano de Ação Educacional que possibilitará maior aproximação entre o corpo docente e discente, maior participação da comunidade escolar na elaboração dos projetos pedagógicos da escola e o planejamento coletivo de aulas, supervisionado pela especialista e direção.


Juventudes. Protagonismo juvenil. Gestão democrática. Perspectivas.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF

Figueiredo, Karen Ribeiro de Castro. Perspectivas dos alunos dos oitavo e nono anos do ensino fundamental da Escola Estadual Armando Nogueira Soares em Divinópolis - MG sobre o ensino médio. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 125 f. 2020.