Dissertações Defendidas em 2014

OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO MACROCAMPO COMUNICAÇÃO E USO DE MÍDIAS, CULTURA DIGITAL E TECNOLÓGICA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

SIMONE SANTIAGO DE SANTANA

Álvaro João Magalhães de Queiroz

O presente caso de gestão objetivou descrever e analisar os problemas e desafios na implementação do macrocampo Comunicação e Uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica do Programa Mais Educação (PME) na rede estadual de educação de Pernambuco, a partir do caso da Escola Estadual Y, do município de Paulista, pertencente à GRE Metropolitana Norte, e propor um plano de ação como contribuição para melhoria dessa implementação. A relevância dessa pesquisa que tangencia as questões atinentes à ampliação da jornada escolar ou tempo escolar e, portanto, às políticas de educação integral e em tempo integral é justificada diante do caráter emergente que tem o uso das tecnologias eletrônicas e digitais na escola, considerando que o PME contempla, dentre os macrocampos de conhecimento das escolas urbanas, o de Comunicação e Uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica. Embora exista uma expressiva produção sobre o PME em termos mais amplos, justifica-se também a escolha dessa temática específica por não existirem publicações a respeito no estado de Pernambuco. Tomou-se como campo de pesquisa a SEE/PE, a GRE Metropolitana Norte e uma escola estadual de jurisdição do município de Paulista – denominada neste estudo de Escola Estadual Y – que fez a adesão ao macrocampo Comunicação e Uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica do PME em todos os anos, desde a implantação do PME no estado, em 2008. Para a coleta de dados e análise dos elementos interferentes na implementação do macrocampo Comunicação e Uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica do PME, a metodologia utilizada foi qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa entrevistas de roteiros semi-estruturados em duas etapas distintas: uma etapa preliminar com as equipes do PME da SEE/PE e GRE e uma segunda etapa com as mesmas equipes e a equipe pedagógica e de gestão da Escola Estadual Y. Como fundamentação teórica utilizaram-se os estudos de Cavaliere (2007, 2009) sobre a concepção de educação integral, Condé (2012) e Mainardes (2006) a respeito da implementação de políticas públicas e Bonilla (2009) sobre a incorporação das tecnologias no contexto escolar. A partir de análise dos resultados da pesquisa observou-se que problemas de insuficiência e despreparo de recursos humanos e precariedade no monitoramento no âmbito da SEE/PE e da GRE interferiram diretamente na implementação do macrocampo nas escolas. Diante disso, o Plano de Ação Educacional proposto apresenta ações que poderão ser executadas na rede estadual de ensino de Pernambuco com vistas a equacionar as dificuldades na implementação do macrocampo Comunicação e Uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica do PME, quer seja no âmbito da SEE/PE, das Gerências Regionais de Educação ou das próprias escolas.


Programa Mais Educação (PME); Macrocampo Comunicação e Uso de Mídias; Cultura Digital e Tecnológica; Implementação.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

SANTANA, Simone Santiago de. Os desafios na implementação do macrocampo comunicação e uso de mídias, cultura digital e tecnológica do programa mais educação na rede estadual de educação de Pernambuco. Dissertação (mestrado acadêmico) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. 107 p.