Dissertações Defendidas em 2014

O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL PROFa JÚLIA KUBITSCHEK DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE DIAMANTINA/MG

ROZÂNIA DE FÁTIMA SANTOS

Marcelo Câmara dos Santos

O presente trabalho tem como objetivo descrever as fases de implementação, monitoramento e avaliação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) na Superintendência Regional de Ensino de Diamantina/MG, com o foco na Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, da mesma cidade, e em como esta se apropriou do Programa para alcançar bons resultados na aprendizagem dos alunos e melhorar os resultados de suas avaliações internas e externas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de documentos relativos ao referido programa, levantamento de dados feito por meio de questionários aplicados aos analistas que trabalham com o Programa na SRE, entrevistas semiestruturadas com a analista que atende a escola pesquisada, com a diretora, professoras alfabetizadoras e especialistas em Educação Básica envolvidos no desenvolvimento do PIP desta escola e, ainda, observação do cotidiano escolar por meio de visitas in loco, em que foram levantados dados e informações sobre a relação do analista com a diretora escolar, professores e especialista para o desenvolvimento do PIP. A partir dos dados levantados, construiu-se um panorama do Programa, dos atores envolvidos e do ambiente de trabalho na escola pesquisada. Com base, principalmente, na literatura sobre intervenção pedagógica, gestão eficaz e avaliação externa, constatou-se fatores de várias dimensões que definem o sucesso ou insucesso do programa na SRE-Diamantina/MG. Os dados encontrados demonstram que há relevância na implementação do Programa, no monitoramento eficaz e eficiente de uma política pública e nos bons resultados da aprendizagem dos alunos. Sendo assim, apresenta-se os resultados positivos traduzidos em “boas práticas” identificadas nesta pesquisa para divulgação, por meio de um Plano de Ação Educacional (PAE), às escolas estaduais de anos iniciais pertencentes à Superintendência Regional de Diamantina/MG, com o intuito de aprimorar, adaptar e disseminar as ações bem sucedidas.


Programa de Intervenção Pedagógica; Implementação e monitoramento; Bons Resultados Escolares.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

SANTOS, Rozânia de Fátima. O programa de intervenção pedagógica e os desafios da alfabetização: o caso da escola estadual Profa Júlia Kubitschek da superintendência regional de ensino de Diamantina/MG. Dissertação (mestrado acadêmico) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. 143 p.