Dissertações Defendidas em 2014

O DESAFIO DO PROVIMENTO DE PROFESSORES NAS DISCIPLINAS DE ARTES, FILOSOFIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, QUÍMICA E SOCIOLOGIA NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

MARIA TEREZA RODRIGUES

Frederico Augusto D’Ávila Riani

O presente trabalho constata a existência de uma carência de docentes recorrente nas disciplinas de Artes, Filosofia, Física, Matemática, Química e Sociologia e que os mecanismos adotados pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) para o provimento desses professores são insuficientes para atender às necessidades das escolas. A fim de compreender essa questão, objetivou-se analisar o déficit recorrente no provimento de professores nas referidas disciplinas e propor um plano de ação com o propósito de oferecer mecanismos que atenuem as demandas por profissionais dessas disciplinas. Para evidenciar a complexidade que envolve a questão, são apresentados dados estatísticos dos anos de 2008 a 2013, descrevendo as formas de provimento de professores adotadas pela SEEDUC. O cruzamento e a análise dos dados explicitam a tentativa da Secretaria em oportunizar o ingresso de profissionais na rede, a permanência de docentes em exercício, a utilização de diferentes formas de provimento do cargo e a insuficiência dessas ações em atenuar o problema. São utilizadas entrevistas com roteiros semiestruturados com gestores da SEEDUC, que refletem a ação cotidiana de enfrentamento do problema, através da observação sistemática. O escopo da pesquisa traz a tona, ainda, a realidade de outros estados da federação, como eles vêm enfrentando o mesmo problema e quais alternativas estão sendo adotadas. São utilizados, como suporte teórico, autores como Antonio Nóvoa, Ana Maria Costa e Silva, Silke Weber, além de vasta pesquisa documental. Os resultados da pesquisa apontam que em média 47% dos candidatos aprovados em concurso público não ingressam na rede pública estadual e que a SEEDUC não dispõe do controle e monitoramento de dados relativos a entrada e saída de servidores. Com base na descrição e análise do caso, apresenta-se o Plano de Ação Educacional (PAE) que está dividido em três eixos: o primeiro diz respeito ao monitoramento dos afastamentos definitivos e temporários dos professores. O segundo eixo trata da identificação dos motivos que levam esses profissionais a não ingressarem na rede pública estadual de ensino. O terceiro eixo sugere a concessão de bolsas para licenciandos que estão cursando a graduação nas disciplinas de carência recorrente. Conclui-se que o investimento na formação de professores é essencial para a oferta de todas as disciplinas da matriz curricular aos alunos, na busca pela garantia de uma educação de qualidade.


Provimento de Professores; Formação Docente; Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

RODRIGUES, Maria Tereza . O DESAFIO DO PROVIMENTO DE PROFESSORES NAS DISCIPLINAS DE ARTES, FILOSOFIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, QUÍMICA E SOCIOLOGIA NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós- Graduação em Educação. P.129. 2014.