Dissertações Defendidas em 2013

O CADERNO DE BOAS PRÁTICAS DOS DIRETORES DE ESCOLA DE MINAS GERAIS, SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE E AS REPERCUSSÕES DESTE INSTRUMENTO NOS RESULTADOS DO PROALFA

ADRIANA MOREIRA DINIZ

Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello

Este trabalho parte da hipótese de que o Caderno de Boas Práticas do Diretor de Escola tem contribuído com uma gestão mais pedagógica e melhores resultados educacionais. Partindo deste pressuposto foi escolhido um grupo de escolas de um município da região Metropolitana de Belo Horizonte para ser analisado. As escolas, objeto deste estudo, foram selecionadas a partir do número de turmas de 3º ano que realizam o PROALFA e que atendem aos níveis de ensino do fundamental ao médio de modo a não ser esta uma variável que possa interferir nos resultados da pesquisa. A pesquisa procurou identificar quais ações da equipe gestora das escolas se baseiam nas melhores práticas sugeridas pelo Caderno de Boas Práticas do Diretor, se existe uma similaridade entre as práticas utilizadas pelas diferentes escolas e como estas têm se refletido nos resultados educacionais. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário e a análise documental dos resultados do PROALFA entre os anos de 2006 a 2012. As equipes gestoras das escolas selecionadas foram analisadas nas diferentes dimensões apontadas por estudiosos como Heloisa Lück e Thelma Polon.A análise dos dados da pesquisa demonstrou que as ações sugeridas pelo Caderno de Boas Práticas são consideradas pela equipe gestora práticas pedagógicas eficazes, constando de seu planejamento e contribuindo para o alcance de bons resultados nas avaliações externas. É, portanto, um instrumento que subsidia seu trabalho pedagógico, ajudando a pensar ações que elevem a proficiência das escolas. A partir da constatação do impacto positivo do Caderno de Boas práticas nos resultados educacionais, apresento uma proposta de estudo deste instrumento por toda comunidade escolar como forma de difundir o papel pedagógico da gestão escolar, sugerindo ainda sua complementação com práticas comprovadamente exitosas desenvolvidas pelas escolas e um melhor detalhamento destas boas práticas. Tal complementação tem como objetivo uma melhor apropriação, pelos gestores das escolas, das ações concretas, favorecendo uma maior convergência entre as ações por eles implantadas nas escolas.


Gestão Pedagógica; Práticas Pedagógicas; Gestão Escolar

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

O Caderno de Boas Práticas dos diretores de escola de Minas Gerais, sua relação com a prática docente e as repercussões deste instrumento nos resultados do Proalfa. P122. 2013.