Dissertações Defendidas em 2017

O ABSENTEÍSMO DISCENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA E SUA IMPLICAÇÃO NO RENDIMENTO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO AMAZONAS

ANTONIO DE SOUZA ARAUJO NETO

Wilson Alviano Júnior

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute o absenteísmo discente nas aulas de Educação Física em uma escola pública da Rede Estadual do Amazonas e suas possíveis relação e implicação no rendimento escolar dos estudantes no período de 2011 a 2015. O trabalho analisa o cenário no qual se desenvolvem as aulas de Educação Física tendo como objetivo geral a análise do absenteísmo discente no desenvolvimento das aulas teóricas e práticas de Educação Física e suas conexões com o Rendimento Escolar. Os objetivos definidos para este estudo foram: i) descrever a relação da organização escolar e da gestão nos níveis da escola e da Coordenadoria Distrital de Educação com relação ao desenvolvimento do componente curricular Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental; ii) analisar a realidade das atividades docentes e as práticas pedagógicas do componente curricular no ambiente escolar e os fatores que contribuem para o absenteísmo nas aulas de Educação Física; e iii) propor ações a serem desenvolvidas para a execução do Plano de Ação Educacional (PAE). Assumimos como hipótese que o absenteísmo e o fracasso escolar são influenciados por fatores que têm origem na dinâmica letiva, nos aspectos legais que constituem a organização do sistema de ensino, na estrutura física e material, na formação do professor, na participação da família no processo de ensinoaprendizagem e na ação gestora local e governamental. O referencial teórico está apoiado nos estudos de Patto (1997), Abramovay (2002, 2015), Beltrami (2001), Bracht (1992), Ladeira e Darido (2003), Freire (2002), e Freire e Scaglia (2003). Para realizar o estudo, utilizamos como metodologia a pesquisa de caráter qualitativo e como instrumentos de pesquisa entrevistas, que foram feitas com o Gestor Escolar, com o Assessor de Educação Física da Coordenadoria Distrital de Educação e com dois professores de Educação Física da escola analisada. Os resultados da pesquisa apontam a necessidade de equalizar os procedimentos e sistematizar os processos de organização, controle e acompanhamento dos estudantes no ambiente escolar, além de indicar a insuficiência de formações continuadas para os professores e a necessidade de construção de um vestiário a ser utilizado pelos alunos para a troca de roupa antes e depois das aulas práticas de Educação Física. A leitura deste trabalho deve conduzir à reflexão para que diante de cenários semelhantes, o trabalho investigativo proposto, as análises realizadas e o plano apresentado possam referenciar outras pesquisas com vistas a combater o absenteísmo discente e o fracasso escolar.


Absenteísmo Discente; Rendimento Escolar; Educação Física.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

Neto, Antonio de Souza Araujo. O absenteísmo discente nas aulas de Educação Física e sua implicação no rendimento de uma escola da rede estadual do Amazonas. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 148. 2017.