Mestrado profissional é tema de Seminário de Reforma da Educação

Diferença entre mestrado profissional e acadêmico, bem como o perfil dos alunos e dos trabalhos, foram abordados

Equipe da CCG falou também sobre eventos e publicações do mestrado

Nessa terça-feira, dia 2 de setembro, aconteceu no auditório do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), Unidade São Mateus, mais uma edição do Seminário de Reforma da Educação. O encontro, que acontece mensalmente, contou com a participação de colaboradores da Coordenação de Análises e Publicações (CAP), da Unidade de Formação (UFO) e da Unidade de Pesquisa (UPE) do CAEd/UFJF.

Nessa edição, a apresentação ficou a cargo da Coordenação de Casos de Gestão (CCG/UFO), que trouxe como tema os desafios, os objetivos e as características do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), ofertado pelo CAEd em parceria com a UFJF.

A diferenciação entre o mestrado profissional e o mestrado acadêmico, dúvida comum, foi um dos assuntos colocados em pauta. “A lógica do mestrado profissional é outra. Enquanto no mestrado convencional você tem que estar distanciado do tema, nesse é fundamental estudar algo no qual você está envolvido, e, mais do que isso, propor algo novo”, explicou a coordenadora do núcleo de dissertação do PPGP, Juliana Magaldi.

Ela também destacou a importância das pesquisas que vêm sendo realizadas pelo mestrado. “Estão sendo produzidos registros e materiais sobre assuntos inéditos que, embora aconteçam na prática, não há nada escrito a respeito”.

Balanço

De acordo com o acompanhamento feito pela CCG com os egressos do mestrado profissional de 2010 e 2011, 52% deles conseguiram implementar, ainda que parcialmente, os projetos desenvolvidos ao longo do curso em suas rotinas profissionais.

Encontro contou com a participação de colaboradores da CAP, UFO e UPE

Entre as ações que mais são colocadas em prática, segundo Juliana, estão a formação para gestores escolares, o monitoramento dos resultados das avaliações externas, o auxílio às escolas na apropriação de resultados e a inserção e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

O Seminário de Reforma da Educação é aberto a todos os colaboradores do CAEd, e tem como objetivo discutir assuntos relacionados à avaliação educacional e ao ensino público no país. A próxima edição acontece no dia 7 de outubro.