Dissertações Defendidas em 2020

Inconsistências na gestão de vida escolar nas escolas do município de Gouveia em Minas Gerais: um grande desafio para o serviço de inspeção escolar

Arlete Silva Pereira

Daniela Fantoni de Lima Alexandrino

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute os problemas recorrentes na gestão de vida escolar dos alunos das escolas estaduais e municipais de Gouveia, que influenciam no grande número de processos de regularização de vida escolar da SRE/Diamantina. A questão norteadora da pesquisa traz a seguinte indagação: quais são as inconsistências na gestão de vida escolar dos alunos das escolas estaduais e municipais de Gouveia que podem ser evitadas pelas instâncias responsáveis? Os objetivos definidos para este estudo foram: identificar e descrever quais são os problemas recorrentes na gestão de vida escolar dos alunos nas escolas do município de Gouveia; analisar pela perspectiva dos ATBs/Auxiliares Administrativas, dos Secretários e dos Inspetores Escolares, as dificuldades enfrentadas no gerenciamento da documentação dos alunos; propor ações para as escolas do município de Gouveia, visando minimizar os casos de regularização de vida escolar na SRE/Diamantina. Para tal, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumentos questionários e entrevista semiestruturada.


Regularização de Vida Escolar. Gestão de arquivo. Gestão de documentos. Gestão da Informação.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF

Pereira, Arlete Silva. Inconsistências na gestão de vida escolar nas escolas do município de Gouveia em Minas Gerais: um grande desafio para o serviço de inspeção escolar. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 187 f. 2020.