Dissertações Defendidas em 2018

GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO – HTP EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA SEDUC/AM NO MUNICÍPIO DE MANAUS

CLISIVÂNIA DUARTE DE SOUZA

Luiz Flávio Neubert

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão trata das dificuldades por parte da equipe gestora na implementação da Hora de Trabalho Pedagógico (HTP) em uma escola de ensino médio da SEDUC/AM no município de Manaus. A pesquisa surgiu da inquietação da pesquisadora em relação ao tema, pois como parte da equipe gestora da escola pesquisada vivenciou as dificuldades no acompanhamento e assessoramento pedagógico aos professores durante a HTP, especialmente no que previam os documentos normativos que a caracterizam como espaço de formação continuada de professores, propulsor de momentos de estudo, reflexão, planejamento e avaliação. Para realização da pesquisa foram realizados levantamentos documentais e bibliográficos relativos às normativas que regem a HTP em âmbito nacional e local, foram ainda pesquisadas as estruturas sistêmicas e organizacionais de funcionamento da HTP perpassando pela Secretaria de Educação, Coordenadorias Distritais de Ensino até a escola pesquisada. O foco principal da pesquisa foi a análise do contexto da gestão envolvida especialmente quanto à organização e implementação da HTP no espaço escolar com ênfase no trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica, nas intervenções da Coordenadoria Distrital, na percepção dos professores em relação à HTP e especialmente na atuação da gestão escolar em uma perspectiva da gestão participativa e democrática, o que possibilitou analisar as dificuldades na implementação da HTP na escola pesquisada e os elementos que favorecem ou não sua realização de modo a atender ao previsto nos documentos legais em relação a essa importante política de valorização do professor que representa a HTP. A pesquisa, de caráter qualitativo caracteriza-se essencialmente por um estudo de caso, na qual se mesclaram aspectos qualitativos e quantitativos na obtenção dos dados. Partiu da utilização de instrumentos como a realização de entrevistas e aplicação de questionários com questões semiabertas e aberta. Com o supervisor pedagógico da coordenadoria distrital e a equipe gestora, composta pelo gestor da escola e as pedagogas, optou pela entrevista como instrumento de pesquisa por ser um público de menor quantidade e com os professores foi aplicado o questionário por se tratar de um público composto por 47 professores. Com a finalidade de contribuir para a efetividade da Hora de Trabalho Pedagógico na escola é que se propõe um Plano de Ação Educacional (PAE) com ações consideradas viáveis de execução, nos âmbitos da SEDUC/AM; da CDE 03 e da escola pesquisada. O objetivo é a melhoria da prática da HTP na escola e, consequentemente, possibilitar que esta seja um tempo/espaço que represente de fato uma ação significativa aos professores e não meramente mais uma ação burocratizante no espaço escolar.


Horário de Trabalho Pedagógico; Gestão Democrática; Valorização Docente.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

SOUZA, CLISIVÂNIA DUARTE DE. GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO - HTP EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA SEDUC/AM NO MUNICÍPIO DE MANAUS. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 155. 2018.