Dissertações Defendidas em 2012

ESTUDO COMPARADO DA AÇÃO GESTORA NA APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROALFA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DE SUCESSO EM GOVERNADOR VALADARES

PATRÍCIA VALESCA GOMES FERREIRA

Lourival Batista de Oliveira Júnior

Essa pesquisa objetiva delinear uma situação de gestão onde os gestores sejam facilitadores do processo de apropriação dos resultados do PROALFA, permitindo que o professor alfabetizador faça uso dos mesmos em sua prática pedagógica.
Para isso, através do estudo de duas situações exitosas de gestão, que se configuram por bons resultados nessa avaliação, verifiquei se esse processo de facilitação tem ocorrido. Realizamos uma análise comparativa entre gestões de duas escolas estaduais, localizadas no município de Governador Valadares. Apresentam perfis socioeconômicos semelhantes, mas diferentes características em relação à gestão escolar, com intuito de observar se as diferentes ações desses gestores interferem no resultado. Variei no que diz respeito ao nível de ensino atendido, com o intuito de observar se esse fator interfere na gestão de resultados. Pesquisei como realizam a gestão de resultados educacionais, através da disseminação da apropriação dos resultados PROALFA entre os alfabetizadores. Utilizei como metodologia a entrevista semiestruturada a partir de um roteiro básico, porém flexível, que pôde ser adaptado de acordo com as necessidades que surgiram no decorrer da investigação. Minha estratégia metodológica foi a de comparar as duas escolas selecionadas, identificando a relação entre diferentes gestões e diferentes formas de apropriação da avaliação externa, fazendo um paralelo com os padrões e competências do gestor escolar (MINAS GERAIS, 2010) e as competências do gestor na dimensão da gestão de resultados educacionais (LUCK, 2009). Realizei, ainda, análise documental dos resultados do PROALFA entre os anos de 2008 e 2010; plano de intervenção pedagógico produzido a partir dos resultados; pautas e atas das reuniões. A análise dos dados da pesquisa apontou que os gestores das duas unidades de ensino reconhecem que as avaliações externas traduzem o diagnóstico da realidade escolar em termos de desempenho, e que é de suma importância se apropriar desses resultados, permitindo aos demais profissionais acesso, compreensão e uso desses dados para orientar o processo contínuo de melhoria do ensino, através de intervenções pedagógicas sistematizadas e construídas de forma coletiva. Mostraram-se capazes de mobilizar tanto os supervisores quanto os professores em função de objetivos educacionais que foram estabelecidos para escola. A utilização desses resultados se mostrou eficiente, principalmente como mecanismo de acompanhamento sistemático da aprendizagem dos alunos. Constatei ainda que a política pública de avaliação em larga escala causa impacto no ambiente escolar, contribuindo para a construção de projetos pedagógicos viáveis e coerentes com o contexto educacional das instituições. Apresento ao final uma proposta de capacitação de gestores com objetivo de desenvolver competências pedagógicas capazes de buscar alternativas para o desenvolvimento de uma melhor apropriação dos resultados do PROALFA.


Gestão Escolar; Apropriação de Resultados; Escola Eficaz.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF.

FERREIRA, Patrícia Valesca Gomes. ESTUDO COMPARADO DA AÇÃO GESTORA NA APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROALFA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DE SUCESSO EM GOVERNADOR VALADARES. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2012.