Dissertações Defendidas em 2018

DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DAS ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES POR ÁREA DO CONHECIMENTO (AMAC) NO ENSINO MÉDIO NOTURNO DE VILHENA/RO

VADEILZA CASTILHO DE ARAÚJO BERNERT

Rafaela Reis A. de Oliveira

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão selecionado para discussão e análise foi a implementação do Projeto de Atendimento Diferenciado aos Estudantes no Período Noturno no município de Vilhena- Rondônia. Os objetivos definidos para este estudo foram: i) descrever as Atividades Multidisciplinares por Área do Conhecimento (AMAC), bem como as dificuldades da Coordenadoria Regional de Educação de Vilhena (CRE) em monitorar a realização dessas atividades junto às escolas de sua jurisdição; ii) analisar as dificuldades enfrentadas pela CRE no acompanhemento das AMAC realizadas pelas escolas estaduais de Ensino Médio regular do período noturno no município de Vilhena. iii) propor ações para minimizar as dificuldades de acompanhamento das AMAC realizadas pelas escolas estaduais de Ensino Médio regular nas escolas da jurisdição da CRE de Vilhena-RO. Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa, sendo usados como instrumentos de coleta de dados: questionários aplicados aos estudantes para traçar o perfil dos alunos do Ensino Médio noturno, entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora, supervisores e gestores e grupo focal com alunos e professores. Os resultados apontam que é preciso melhorar o acompanhamento e acompanhamento por parte da CRE das AMAC nas escolas. O planejamento das atividades docentes, as práticas pedagógicas para construção das AMAC precisam estar centradas nos estudantes, considerando suas especificidades, oferecendo-lhes atividades motivadoras para que eles possam se envolver mais no processo ensino e aprendizagem, compartilhando seus saberes por meio da interação. A CRE precisa oferecer formação aos docentes, às equipes gestoras sobre as AMAC, intervindo, quando necessário, para o replanejamento das atividades, avaliando as AMAC e observando os resultados internos sobre os avanços escolares com dados referentes ao abandono e reprovação, para que haja equidade de permanência dos estudantes, garantindo oportunidades aos alunos de concluir seus estudos. Para tal, foi proposto um Plano de Ação Educacional apresentando ações que possibilitarão a formação com os supervisores, gestores e professores, bem como estratégias de acompanhamento das AMAC e propostas de intervenção para melhorar o desenvolvimento das AMAC no Ensino Médio noturno nas escolas estaduais do município de Vilhena/RO.


Ensino médio noturno; Monitoramento de políticas educacionais; AMAC.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

BERNERT, VADEILZA CASTILHO DE ARAÚJO. DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DAS ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES POR ÁREA DO CONHECIMENTO (AMAC) NO ENSINO MÉDIO NOTURNO DE VILHENA/RO. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 138. 2018.