Dissertações Defendidas em 2015

APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA PARA A MELHORIA DOS ÍNDICES DE PROFICIÊNCIA DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO AMAZONAS

ORLANDO FÉLIX DE MOURA

Nubia Schaper Santos

Este trabalho tem por objetivo analisar como os gestores escolares, pedagogos e professores de duas escolas estaduais da cidade de Manaus, utilizam os resultados do Sadeam em suas práticas pedagógicas. Estudar a apropriação dos resultados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM) pelos profissionais da escola mostra-se relevante pela necessidade de compreender melhor como os resultados das avaliações externas estão sendo utilizados. Além disso, há a possibilidade, a partir disso, de repensar o fazer pedagógico em nossas escolas e, possivelmente, melhorar o desempenho dos alunos naqueles conteúdos que foram sinalizados como em defasagem pelos resultados obtidos. É importante que as avaliações externas, através dos resultados pedagógicos, sejam utilizadas como instrumento, tanto pela Secretaria de Educação, na definição de políticas públicas, quanto pelos profissionais da escola, na busca pela melhoria de seu fazer pedagógico e por consequência na elevação da qualidade do ensino. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram utilizados como instrumentos de pesquisa, entrevistas com roteiro semiestruturado com gestores e pedagogos e, a realização da técnica do grupo focal com os professores de Língua Portuguesa e Matemática, lotados nas turmas de 6º ao 9º ano, das duas instituições pesquisadas. O referencial teórico está amparado em autores de renome no campo de estudo das avaliações externas, como Souza e Bonamino (2012), Vianna (2009), Machado (2012), Silva (2011), Brooke e Cunha (2011), Souza (2010) e Soares (2013). Utilizou-se como fontes documentais o site oficial da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira e o site do SADEAM. A pesquisa realizada em duas escolas públicas da rede estadual do Amazonas revela a necessidade de apropriação dos resultados das avaliações externas por parte dos profissionais da escola, de tal maneira que, o trabalho coletivo realizado, envolvendo estes resultados, possa ser utilizado como alicerce na busca da melhoria da aprendizagem e desempenho dos alunos. Ao final é proposto um Plano de Ação Educacional, com base na observação da realidade dos profissionais das escolas pesquisadas, que consiste na criação do SISPAR – Sistema Permanente de Apropriação de Resultados, no âmbito da Gerência de Avaliação e Desempenho, com o objetivo de promover a formação dos profissionais da escola, o planejamento e o acompanhamento das ações relacionadas ao tratamento das avaliações externas e seus resultados no cenário escolar.


Avaliações externas; apropriação de resultados; SADEAM; planejamento pedagógico.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

MOURA, ORLANDO FELIX DE . APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA PARA A MELHORIA DOS ÍNDICES DE PROFICIÊNCIA DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO AMAZONAS. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 149. 2015.