Dissertações Defendidas em 2020

ANÁLISE DAS VARIÁVEIS REFERENTES AO CONTEXTO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR HUMBERTO SANCHES, QUE INFLUENCIAM EM SEU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DO PROEB EM MATEMÁTICA

Bruna Rangel Dos Santos

Clécio da Silva Ferreira

O presente caso de gestão, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), apresenta um estudo acerca das possíveis variáveis externas, referentes ao contexto dos alunos, que influenciam em seus desempenhos nas avaliações em larga escala. Desse modo, traçou-se como objetivo principal identificar e analisar os possíveis fatores que têm influenciado no baixo índice de desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Humberto Sanches, localizada em São Lourenço-MG, nas avaliações externas, especificamente no PROEB e na área de Matemática. O PROEB é uma avaliação externa, aplicada nas escolas públicas de Minas Gerais, que busca realizar um censo e diagnosticar aspectos da educação no Estado. A pesquisa se justifica a partir da análise de resultados do PROEB que indicam que a referida escola apresenta aproximadamente 88% de seus alunos entre os níveis baixo e intermediário e apenas 8,9% entre os níveis recomendado e avançado. A análise dos resultados do PROEB compreendeu o período de 2013 a 2017 e os dados foram obtidos a partir do Sistema de Monitoramento da Aprendizagem (CAEd/UFJF). Entende-se que o contexto em que o aluno está inserido influencia em seu desempenho nas avaliações externas. Sendo assim, buscou-se elaborar uma relação entre os resultados do PROEB e a realidade dos alunos. A influência de fatores externos no desempenho dos alunos foi avaliada a partir das seguintes variáveis: vulnerabilidade social e econômica, alimentação e violência. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, visando à obtenção de índices numéricos correspondentes às variáveis abordadas e à vulnerabilidade do contexto estudado. Estes dados foram obtidos por diferentes meios e analisados utilizando-se os modelos de regressão multinível. A partir do reconhecimento das particularidades e fragilidades do entorno escolar, verificou-se a vulnerabilidade socioeconômica, a violência e a inexpressiva participação da família na educação dos alunos, sendo então estabelecido um comparativo com a literatura existente. Tendo em vista o contexto abordado, este trabalho se preocupou ainda em traçar um plano de ação, pautado na Pedagogia Empreendedora, que possa permitir a professores e alunos uma nova relação com a Matemática e também com as demais disciplinas e que proporcione melhores resultados nas avaliações externas. Por fim, uma das premissas da pesquisa empreendida foi estabelecer elementos que possam colaborar para a melhoria dos resultados dos alunos no PROEB.


PROEB; Influências extraescolares; Modelos de regressão multinível; Comunidades de Aprendizagem; Matemática.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF

Santos, Bruna Rangel dos. Análise das variáveis referentes ao contexto dos alunos da Escola Estadual Doutor Humberto Sanches, que influenciam em seu desempenho nas avaliações externas do PROEB em Matemática. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.118. 2020.