Dissertações Defendidas em 2020

A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA EVIDENCIADA POR MEIO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: um olhar para a recepção dos licenciandos nas escolas estaduais de Juiz de Fora

LETHYCIA LOPES PEREIRA

Rita de Cássia Reis

A presente pesquisa de mestrado pertence ao Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo tem caráter qualitativo e visou investigar o que a universidade e as escolas fazem para a recepção e a promoção dos estagiários no ambiente escolar e quais são as relações estabelecidas entre essas instituições. Nossa questão de pesquisa é: quais são os elementos necessários para a elaboração de orientações para as escolas da Educação Básica, no que diz respeito à recepção e ao acompanhamento dos estágios supervisionados obrigatórios dos cursos de licenciaturas da UFJF? Os autores do campo da Educação com os quais dialogamos defendem o estágio como um espaço de formação inicial e continuada de professores, enfatizando o papel da escola e do professor supervisor como coformadores dos licenciandos. Além disso, ressalta-se a importância de haver uma troca de experiência entre os pares e momentos de reflexão conjunta entre todos os envolvidos no estágio supervisionado. Para atingir nossos objetivos, elencamos as escolas da rede estadual do município de Juiz de Fora (MG) que mais receberam estagiários nos últimos três anos. Desse modo, selecionamos três escolas e utilizamos como instrumento de coleta de informações a entrevista semiestruturada com os gestores e os professores supervisores que mais tiveram estagiários nas respectivas escolas. Além disso, também entrevistamos os professores orientadores da UFJF responsáveis por esses estágios nas instituições selecionadas. A partir de nossas análises, identificamos as relações tecidas durante a disciplina de estágio supervisionado e as ações que auxiliam no estreitamento da relação entre a universidade e a escola. A pesquisa nos possibilitou elaborar um Plano de Ação Educacional com orientações para as escolas, para a universidade e para a Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, no que diz respeito à recepção e promoção dos estagiários no ambiente escolar, consolidando o estágio supervisionado como um elemento fundante da formação de professores. Esperamos que essas orientações contribuam para a melhoria da qualidade das licenciaturas da universidade, prevalecendo a relação entre os pares, entre universidade e escola, e levando à construção de um conhecimento de forma coletiva nas duas instituições. Por fim, busca-se a valorização do estágio para a formação inicial e continuada de professores.


Formação de professores. Estágio Supervisionado. Relação universidade-escola.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF

Pereira, Lethycia Lopes. A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA EVIDENCIADA POR MEIO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: um olhar para a recepção dos licenciandos nas escolas estaduais de Juiz de Fora. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 122 f. 2020.