Dissertações Defendidas em 2017

A NÃO PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SEMIPRESENCIAL EM UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA (CESEC) DO ESTADO DE MINAS GERAIS

MARÍLIA MOURÃO

Fernando Gaudereto Lamas

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O trabalho abordou a não permanência de estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) semipresencial em uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais, denominada Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec). Nesse enfoque, analisou como a gestão dessa escola pode contribuir para a identificação dos fatores que levam à não permanência dos estudantes, buscando atuar no incentivo à frequência e elevando os índices de conclusão nessa modalidade. O caso de gestão estudado teve como objetivo geral analisar quais os desafios da gestão frente à não permanência dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da EJA, no contexto de um Cesec da rede estadual de Minas Gerais, para propor medidas que visem atenuar as altas taxas de não permanência na instituição em foco. A hipótese assumida no estudo foi que os estudantes-trabalhadores que frequentam o Cesec, na sua maioria, de acordo com conversas informais, tem muita pressa de concluir a etapa. Embora aspirem pela conclusão de forma mais imediata, não persistem na frequência e, diante disso, adiam a conclusão do curso. Os objetivos específicos para este estudo foram: descrever as especificidades referentes à não permanência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos nos anos finais do Ensino Fundamental; analisar os motivos que os levaram a não completar o curso e verificar, com os que deram continuidade ao curso, quais as maiores dificuldades enfrentadas. Para tanto, a pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos metodológicos entrevista com os professores orientadores de aprendizagem e questionário semiestruturado com os estudantes. A partir da análise dos dados produzidos, constatando-se que a razão mais apontada para a não permanência na escola é a necessidade de trabalhar, procedeu-se à apresentação de um Plano de Ação Educacional propondo ações que possam auxiliar a gestão a minimizar o problema detectado, buscando a diminuição gradativa dos níveis de não permanência na EJA semipresencial por meio de inovações e de planejamento pedagógico constante.


Não permanência; Educação de Jovens e Adultos-EJA; Gestão Escolar.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

MARÍLIA MOURÃO, MARÍLIA. A NÃO PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SEMIPRESENCIAL EM UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA (CESEC) DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 132. 2017.