Dissertações Defendidas em 2019

A INFLUÊNCIA DAS AÇÕES GESTORAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS, EM CARMO DO CAJURU/MG

EDUARDO ANÍSIO DE SOUZA BATISTA

Victor Cláudio Paradela Ferreira

As instituições de ensino públicas estão inseridas em um sistema bastante competitivo em que sempre se deparam com as maiores e mais diversas mudanças sociais. Elas precisam se adaptar quando estão diante dessas modificações, mas, acima de tudo, precisam preparar os seus estudantes para o exercício pleno da cidadania, como agentes da transformação principalmente. O presente caso de gestão, portanto, descreve e analisa as ações propostas pela equipe gestora da Escola Estadual São Francisco de Assis, localizada em Carmo do Cajuru, Minas Gerais, que podem ter corroborado para a melhoria dos índices educacionais da instituição. Para isso, analisam-se uma série de práticas adotadas pela escola para tentar contornar o quadro no qual se inseria e que colaboraram para a melhoria da qualidade educacional. Observou-se na escola, a partir do ano de 2014, que houve o adiamento no processo de encerramento de turmas, a ampliação de modalidades/níveis de ensino oferecidos com e a retomada do Projeto Educação Integral e Integrada, além do fato de a Secretaria de Estado de Educação ter voltado a investir recursos financeiros com maior aporte na escola. Foram observadas melhorias significativas nos índices educacionais e resultados de avaliações que medem a equidade e a qualidade da educação pública e a proficiência dos alunos, tanto em avaliações externas, quanto em questões relacionados ao fluxo dos alunos (aprovação, aprovação em progressão parcial, abandono, reclassificação, reprovação e transferência). O objetivo da pesquisa foi, portanto, analisar de que forma as práticas gestoras que foram adotadas a partir de 2014 contribuíram para melhoria destes índices educacionais, bem como de que forma o grupo gestor passou a compreender quais e como as forças externas e internas influenciam a empresa escola, buscando, assim, esforços para superação dos desafios. Como objetivo propositivo, foi elaborado um Plano de Ação Educacional abrangendo algumas práticas sistematizadas e experiências que possam ser expandidas para outras escolas. Para a realização da investigação, optou-se pela pesquisa qualitativa, que se revelou mais adequada aos propósitos estabelecidos. Foram utilizadas na coleta de dados: pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas. O que se verificou foi que as ações gestoras influenciam diretamente na qualidade da educação pública, partindo principalmente da premissa de que dela depende o bom desempenho e a competência do gestor escolar e sua equipe para organizar, orientar e liderar ações e processos escolares, visando à promoção da aprendizagem e à formação dos seus alunos.


Gestão escolar. Qualidade educacional. Educação pública.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF

BATISTA, Eduardo Anisio de Souza. A influência das ações gestoras na qualidade da educação pública: o caso da Escola Estadual São Francisco de Assis, em Carmo do Cajuru/MG. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.86. 2019.