Dissertações Defendidas em 2019

A GESTÃO DAS ATIVIDADES ELETIVAS EM UMA EEMTI NO CEARÁ: ANÁLISE DOS DESAFIOS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO NO TRIÊNIO 2016-2018

SOPHIA BASTOS E TÚLIO

Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo

A presente dissertação, que foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), propôs-se a compreender como ocorreu, durante o triênio 2016-2018, a gestão das atividades eletivas na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Beck, no município de Fortaleza/CE, com o intuito de identificar os desafios de sua implementação e, a partir da análise das dificuldades detectadas, sugerir aos atores envolvidos estratégias de enfrentamento dos problemas. Com base em evidências coletadas na própria escola, que indicaram, entre outras questões, lacunas nos registros das eletivas, assim como problemas, possivelmente, ocasionados pelo fato de que o Ensino Médio em Tempo Integral trata-se de uma política educacional recente na Rede Estadual de Ensino do Ceará, este estudo apontou para a realização de alguns ajustes referentes à gestão dos tempos eletivos, visando à apropriada adequação da instituição ao Programa EMTI. Entre os objetivos da investigação estiveram o esquadrinhamento do planejamento, da divulgação, da execução e da avaliação das atividades eletivas, além da proposição de um Plano de Ação Educacional, a ser executado na escola. Partindo de um breve histórico do ensino médio no Brasil, o trabalho apresentou o contexto da implantação da Política de Ensino Médio em Tempo Integral no Estado do Ceará, assim como as circunstâncias do processo de transição para o tempo integral na escola pesquisada. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi pautada na metodologia de estudo de caso e fundamentada, principalmente, nas concepções de educação integral, educação em tempo integral, currículo, planejamento e avaliação, discutidas por Castro e Lopes (2011), Cavaliere (2002; 2010), Ciavatta e Ramos (2011), Cunha (2011), Felício (2012), Gonçalves (2006), Galian (2016), Galian e Sampaio (2012), Limonta (2014), Melo e Bastos (2012), Souza (2011), Zanardi (2016), dentre outros. Para a coleta de dados, foram utilizadas técnicas de consulta a leis e documentos oficiais, exame de registros, entrevista semiestruturada, observação participante e aplicação de questionários. Os resultados analisados fomentaram o mapeamento de alternativas às dificuldades relacionadas à gestão das atividades eletivas, organizado em ações que recomendaram: a uniformização das orientações aos estudantes, a universalização e a sistematização dos planejamentos, a normatização do controle da frequência das turmas, a institucionalização dos procedimentos de avaliação, o enfrentamento de outras dificuldades e a adoção de um modelo de estruturação curricular.


Educação integral; Ensino Médio em Tempo Integral; Gestão das atividades eletivas.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF

TÚLIO, Sophia Bastos e. A gestão das atividades eletivas em uma EEMTI no Ceará: análise dos desafios do processo de implementação no triênio 2016-2018. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P.147. 2019.