Dissertações Defendidas em 2017

A APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PROEB) EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE – MINAS GERAIS

MARIA GILDA DE OLIVEIRA ALVES

Lina Kátia Mesquita de Oliveira

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa buscou estudar a forma de apropriação dos resultados do PROEB na escola Vista Alegre com o intuito de identificar os desafios para a melhoria do desempenho discente a partir da seguinte questão norteadora: quais os desafios colocados à gestão da escola para a melhoria do desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática? Os boletins do PROEB evidenciaram que o desempenho dessa unidade escolar tem se mantido baixo e estável entre os anos de 2012 a 2015, apesar de a equipe gestora desenvolver ações de divulgação e apropriação. Assume-se, como hipótese de pesquisa, que um aperfeiçoamento da gestão de resultados, consciente das possibilidades e limites de atuação, poderia contribuir para um melhor direcionamento das práticas pedagógicas e, consequentemente para elevar o desempenho dos estudantes. Nessa perspectiva, foram definidos os objetivos específicos: i) descrever o SIMAVE no contexto das avaliações em larga escala; ii) apresentar os dados contextuais e os indicadores de desempenho dos estudantes da escola Vista Alegre no PROEB; iii) analisar a forma como a equipe pedagógica promove a apropriação dos resultados do SIMAVE e como os divulga para a comunidade escolar; e iv) propor ações eficazes no intuito de fomentar a melhoria no processo de apropriação dos resultados da escola. Para isso, utilizou-se a pesquisa quantitativa através da análise das taxas do rendimento da escola e dos dados dos alunos na avaliação externa e, para complementar, uma pesquisa qualitativa por meio da utilização para coleta de dados de entrevistas, com roteiro semiestruturado, com todo o corpo docente e com a supervisora pedagógica. Após a investigação, constatou-se que a cultura da apropriação, embora tenha se iniciado, necessita de um planejamento estratégico para que a avaliação externa cumpra seu papel de direcionamento das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito escolar. Nesse sentido, o Plano de Ação Educação (PAE) traz propostas de aperfeiçoamento das ações de gestão de resultados no intuito de consolidar uma cultura avaliativa na escola alicerçada na gestão escolar democrática e no planejamento participativo.


Avaliação Externa; PROEB; Gestão Escolar; Apropriação de Resultados.

Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Caed/UFJF

ALVES, MARIA GILDA DE OLIVEIRA. A APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PROEB) EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE – MINAS GERAIS. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 179. 2017.